Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

12 Outubro de 2018 | 17h02 - Actualizado em 12 Outubro de 2018 | 17h00

Chefe de Estado já está em Luanda

Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, regressou na tarde desta sexta-feira ao país, proveniente da República Popular da China, onde cumpriu uma visita de Estado de dois dias, destinada a empreender novo fôlego à cooperação entre os dois países.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Presidente da República, João Lourenço, é recebido pelo vice-presidente da República, Bornito de Sousa

Foto: Alberto Juliao

À sua chegada ao país, o estadista angolano, acompanhado da primeira-dama, Ana Dias Lourenço, foi recebido, no Aeroporto Internacional 04 de Fevereiro, pelo  Vice-presidente da República, Bornito de Sousa, pelo presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, governador de Luanda, Adriano Mendes de Carvalho, e membros do gabinete do Presidente da República.

Na China, país que detém a segunda maior economia do mundo (depois dos EUA), João Lourenço participou das conversações oficiais entre as delegações dos dois países, juntamente com o seu homólogo Xi Jinping.

Na ocasião, foram assinados vários instrumentos jurídicos de cooperação, com destaque para um Acordo De Facilitação de USD dois mil milhões para Angola.

Durante a sua permanência na China, o Presidente da República manteve encontros com o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, e com o presidente do Comité Permanente da Assembleia Popular Nacional da República da China, Li Zhanshu, além de ter visitado o Centro Tecnológico da Huawei.

Os dois estados mantêm relações diplomáticas desde 1983. Há aproximadamente duas décadas, têm uma intensa cooperação bilateral.

O país mais populoso do mundo (com mais de 1,38 mil milhões de habitantes), maior exportador e o terceiro importador de mercadorias do planeta já fez, desde 2002, financiamentos a Angola de aproximadamente 23 mil milhões de dólares.

Assuntos Política  

Leia também
  • 11/10/2018 17:30:24

    Gestores públicos instados a adaptarem às mudanças

    Ndalatando - O governador do Cuanza Norte, José Maria Ferraz dos Santos instou hoje, quinta-feira, os quadros das administrações municipais a adaptarem o seu desempenho ao actual contexto de descentralização financeira e administrativa do Estado, como antecâmara à implementação da autonomia do poder local a ser marcada pela realização regular de eleições autárquicas, a partir de 2020.

  • 11/10/2018 00:31:53

    Activistas em formação sobre autarquias locais

    Ndalatando - Perto de 40 activistas de direitos humanos estão a participar desde quarta-feira, em Ndalatando, província do Cuanza Norte, num seminário de capacitação sobre direitos humanos, cidadania e autarquias locais.

  • 10/10/2018 21:23:16

    Desempenho da PGR deixa satisfeita direcção da UNITA

    Huambo - A direcção da UNITA, maior partido da oposição no país, está satisfeita com o desempenho da Procuradoria-Geral da República (PGR), ao assumir o seu papel constitucional na defesa da legalidade.