Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

12 Outubro de 2018 | 17h02 - Actualizado em 12 Outubro de 2018 | 17h00

Chefe de Estado já está em Luanda

Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, regressou na tarde desta sexta-feira ao país, proveniente da República Popular da China, onde cumpriu uma visita de Estado de dois dias, destinada a empreender novo fôlego à cooperação entre os dois países.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Presidente da República, João Lourenço, é recebido pelo vice-presidente da República, Bornito de Sousa

Foto: Alberto Juliao

À sua chegada ao país, o estadista angolano, acompanhado da primeira-dama, Ana Dias Lourenço, foi recebido, no Aeroporto Internacional 04 de Fevereiro, pelo  Vice-presidente da República, Bornito de Sousa, pelo presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, governador de Luanda, Adriano Mendes de Carvalho, e membros do gabinete do Presidente da República.

Na China, país que detém a segunda maior economia do mundo (depois dos EUA), João Lourenço participou das conversações oficiais entre as delegações dos dois países, juntamente com o seu homólogo Xi Jinping.

Na ocasião, foram assinados vários instrumentos jurídicos de cooperação, com destaque para um Acordo De Facilitação de USD dois mil milhões para Angola.

Durante a sua permanência na China, o Presidente da República manteve encontros com o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, e com o presidente do Comité Permanente da Assembleia Popular Nacional da República da China, Li Zhanshu, além de ter visitado o Centro Tecnológico da Huawei.

Os dois estados mantêm relações diplomáticas desde 1983. Há aproximadamente duas décadas, têm uma intensa cooperação bilateral.

O país mais populoso do mundo (com mais de 1,38 mil milhões de habitantes), maior exportador e o terceiro importador de mercadorias do planeta já fez, desde 2002, financiamentos a Angola de aproximadamente 23 mil milhões de dólares.

Assuntos Política  

Leia também
  • 05/02/2019 20:51:37

    Norberto Garcia é interrogado na quarta-feira

    Luanda - O réu Norberto Garcia, antigo director da Unidade Técnica para Investimento Privado (UTIP), vai ser interrogado esta quarta-feira durante a 9ª sessão de julgamento da Burla Tailandesa que decorre na 1ª Câmara Criminal do Tribunal Supremo.

  • 05/02/2019 05:43:18

    Pinda Simão enaltece sacrifício dos nacionalistas

    Uíge - O governador provincial do Uíge, Pinda Simão, enalteceu o empenho dos heróis de 04 de Fevereiro, que deram à sua vida e consentiram sacrifícios para o alcance da independência nacional.

  • 05/02/2019 00:46:39

    Município de Camacupa ganha novas infraestruturas sociais

    Camacupa - A população do município de Camacupa, província do Bié, ganhou novas infra-estruturas sociais, inauguradas segunda-feira no quadro das celebrações do Dia do início da Luta Armada.

  • 04/02/2019 16:37:21

    Inauguração de vários empreendimentos marca 53º aniversário do início da Luta Armada

    Camanongue - A inauguração de um Jango para os antigos combatentes e veteranos da pátria e do Centro Infantil Comunitário (CIC), hoje, segunda - feira, na sede municipal de Camanongue, pelo governador provincial do Moxico, Gonçalves Muandumba, marcou as comemorações do 53º aniversário do início da luta armada em Angola.