Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

11 Outubro de 2018 | 17h11 - Actualizado em 12 Outubro de 2018 | 11h50

João Lourenço endereça mensagem a homólogo da Guiné Equatorial

Luanda - Uma mensagem do Chefe de Estado angolano, João Lourenço, será entregue ao seu homólogo da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema Mbassogo.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Manuel Augusto, Ministro das Relações Exteriores

Foto: Francisco Miudo

Será portador da missiva o ministro angolano das Relações Exteriores, Manuel Augusto, que vai representar o Presidente João Lourenço nas celebrações do 50º aniversário da independência da Guiné Equatorial, a ser assinalado na sexta-feira (dia este país africano.).

Para tal, o governante deslocou-se nesta quinta-feira à Malabo, capital guineense, na qualidade de enviado especial.

O conteúdo da missiva não foi revelado à imprensa, pelo Ministério das Relações Exteriores.

As repúblicas de Angola e da Guiné Equatorial, dois países membros da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP),  mantêm fortes relações políticas, diplomáticas e culturais há vários anos.

Recentemente, os países concluíram um Acordo de Isenção de Vistos em passaportes diplomático e de serviço, que vigora desde Maio deste ano.

As autoridades dos dois países têm trabalhado no sentido de diversificar a cooperação, adoptando meios que ajudem a identificar interesses comuns, com benefícios recíprocos.

A cooperação nos domínios da aviação civil e pescas, aproveitando a extensão marítima de Angola e da Guiné Equatorial tem sido equacionada em benefício dos dois Estados.

O ministro Manuel Augusto vai à capital da Guiné Equatorial depois de ter integrado a comitiva presidencial que, 8 a 10 de Outubro, efectuou uma visita de dois dias à República Popular da China.

Antes, nos dias 06 e 07, o titular do Mirex esteve no Japão, onde participou na preparação da 7ª edição da Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento de África (TICAD VII), agendada para Agosto de 2019.

O regresso a Luanda do ministro Manuel Augusto está previsto para sábado, dia 13 do mês em curso.

Assuntos Diplomacia  

Leia também
  • 05/11/2018 20:13:47

    Manuel Augusto prepara visita do Chefe de Estado a Moçambique

    Luanda - O ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, trabalhou durante três dias em Moçambique para, entre outros, reforçar os laços de cooperação nos vários domínios e preparar a visita de Estado do Presidente da República, João Lourenço.

  • 05/11/2018 19:02:50

    Embaixador Rui Orlando Xavier apresenta cartas figuradas

    Luanda - O embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Angola, Rui Orlando Xavier, entregou nesta segunda-feira, em Tóquio, no Japão, as Cartas Figuradas ao vice-ministro dos Negócios Estrangeiros daquele país, Takeo Akiba.

  • 02/11/2018 17:58:03

    Angolano integra comité da ONU para questões orçamentais

    Nova Iorque - A Assembleia Geral das Nações Unidas elegeu, esta sexta-feira, em Nova Iorque, o diplomata angolano Makiese Kinkela Augusto para integrar o Comité Consultivo para as Questões Administrativas e Orçamentais (CCQAB ou ACABQ) para o período 2019-2021.

  • 26/10/2018 22:01:20

    Empresários belgas querem diamantes angolano - Chikoty

    Bruxelas (Dos enviados especiais) - Empresários belgas têm manifestado interesse na compra do diamante angolano, facto que obriga o país a investir no aumento da produção desse mineral, afirmou nesta sexta-feira em Bruxelas o embaixador de Angola nesse pais europeu, Georges Chikoty.