Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

09 Outubro de 2018 | 19h09 - Actualizado em 09 Outubro de 2018 | 19h07

Mais de 180 mil estrangeiros ilegais deixam Angola

Dundo - Cento e 80 mil e 802 cidadãos estrangeiros abandonaram desde o dia 25 de Setembro último, de forma voluntária, o território angolano.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Os cidadãos encontravam-se ilegalmente em Angola e regressaram aos seus países na sequência da operação transparência, segundo o seu porta-voz, comissário António Bernardo.

Nesta terça-feira (dia 9), o porta-voz informou que a referida operação está a ser implementada pelo Executivo angolano, nas províncias do Cuanza Sul, Malanje, Uíge, Bié, Lunda Sul, Cuando Cubango e Lunda Norte, no intuito de combater à imigração e o garimpo ilegal de diamantes.

Paralelamente aos que abandonaram voluntariamente o país, referiu que 90 cidadãos do oeste-africano serão repatriados nos próximos dias, estando, nesse momento, em curso contactos diplomáticos para o efeito.

A operação tem ainda o objectivo de reorganizar o  sector mineiro, para a  atracção de investimento estrangeiro, de modo a criar estabilidade na  economia angolana e fomentar emprego para os cidadãos.

Leia também
  • 20/10/2018 16:29:27

    Operação Transparência visa a salvaguarda da economia e soberania nacional

    Dundo - A Operação Transparência, a decorrer em sete das dezoito províncias do país, contribui para a salvaguarda da economia e soberania nacional, de acordo com o ministro de Estado e Chefe da Segurança do Presidente da República, Pedro Sebastião.

  • 16/10/2018 17:10:36

    "Transparência" encerra 67 cooperativas ilegais de diamantes

    Luanda - O encerramento de 67 cooperativas de extracção ilegal de diamantes e a apreensão de mais de 26 mil unidades dessas pedras preciosas são os mais recentes resultados da Operação Transparência, levada a cabo pela Polícia Nacional, nas províncias da Lunda Norte, Lunda Sul, Cuando Cubango, Moxico, Malanje, Uíge e Bié.

  • 13/10/2018 14:52:02

    Governo combate garimpo diamantífero até 2020

    Luanda - O governo angolano reafirmou o desafio de combater a imigração ilegal, exploração e tráfico ilícito de diamantes, até 2020, com a criação da operação "transparência", assumida pelos órgãos de segurança e ordem interna, disse neste sábado o governador da Lunda Norte, Ernesto Muangala.

  • 12/10/2018 18:45:30

    PGR investiga mais de vinte casos de corrupção e peculato na Lunda Norte

    Dundo - Pelo menos vinte casos de corrupção e peculato estão na fase de instrução preparatória, com arguidos constituídos, na Lunda Norte, disse esta sexta-feira, no Dundo, o Procurador da República titular na província, António Domingos Espanhol.