Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

21 Outubro de 2018 | 15h16 - Actualizado em 21 Outubro de 2018 | 15h16

Frustradas 23 violações do perímetro fronteiriço com a Namíbia

Ondjiva, Vinte e três tentativas de violação do perímetro fronteiriço entre a província do Cunene com a República da Namíbia foram frustradas ao longo da semana finda pela Policia de Guarda Fronteira na região.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Efetivos da policia de guarda Fronteira em patrulhamento

Foto: José Cachiva

A informação consta do relatório operativo do comando provincial da Policia no Cunene, distribuído neste sábado à Angop, a qual refere que as tentativas de violação ocorreram nas subunidades de Calueque e Namacunde.

Fruto destas acções foram interpelados 60 violadores dos quais 26 do sexo feminino, quando tentavam transpor a fronteira no sentido Angola/Namíbia e vice-versa.

No âmbito do combate a fuga ao fisco de mercadoria, o órgão registou oito infracções fiscais que culminaram na apreensão de uma viatura, 41 lanternas, 35 sacos de metais diversos, 11 rádios receptores, 22 cortinas, sete colchas, seis lençóis e valores monetários avaliados em 387 mil kwanzas.

Foram ainda apreendidos igualmente 187 unidades de produtos alimentares da sexta básica e seis grades de bebidas diversas, cujos autos foram elaborados e remetidos á Administração Geral Tributária (AGT) em Santa-Clara, para procedimento legal.

Entretanto, o documento realça que a violação da fronteira com a Namíbia substancia-se sobretudo nas acções de fuga ao fisco.

Pela província do Cunene, as repúblicas de Angola e da Namíbia partilham uma fronteira de 460 quilómetros, sendo 340 terrestres e 120 fluviais.

Leia também
  • 02/02/2019 19:21:13

    Cunene: SME expulsa estrangeiros por irregularidade migratória

    Ondjiva - Quatro cidadãos namibianos e um centro-africano , em situação migratória ilegal na província do Cunene, foram expulsos do país nos últimos sete dias, através do posto fronteiriço de Santa-Clara.

  • 30/01/2019 18:28:47

    Recomendada tradução dos manuais sobre direitos humanos

    Ondjiva - A tradução dos manuais e folhetos informativos sobre os direitos humanos em línguas nacionais foi recomendada esta quarta-feira, em Ondjiva (Cunene), pelos membros do Comité de Direitos Humanos na região.

  • 28/01/2019 13:46:07

    Governo busca soluções para combate à seca no Cunene

    Ondjiva - O governo angolano está a avaliar a seca no Cunene, um problema cíclico que afecta, pelo menos, 284 mil 780 pessoas, numa região que tem 990 mil e 87 habitantes.

  • 27/01/2019 16:31:34

    SME regista aumento de 688 movimento migratório no Cunene

    Ondjiva - Catorze mil e 432 movimentos migratórios, de nacionais e estrangeiros, foram registados nos últimos sete dias, na fronteira com Angola/Namíbia, pelo Serviço de Migração Estrangeiro (SME) no Cunene, com o acréscimo de 688 em relação a igual período anterior.