Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

05 Janeiro de 2019 | 13h08 - Actualizado em 05 Janeiro de 2019 | 13h16

Resenha: Início de funções de novos governantes é destaque da semana

Luanda - O empossamento das ministras das Pescas e do Mar e da Acção Social, Família e Promoção da Mulher e dos recém-nomeados governadores das províncias de Luanda, Cuanza Norte e Cuanza Sul, constituiu o destaque do noticiário político da semana finda.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Governantes empossados pelo Presidente da República

Foto: Francisco Miúdo

Ao conferir posse aos novos governantes, o Presidente da República, João Lourenço, lançou o desafio para o alargamento da indústria pesqueira em todo o país.

Orientou a criação de mais pólos de desenvolvimento pesqueiro no Porto Amboim (Cuanza Sul), Luanda, Ambriz (Bengo), Nzeto e Soyo (Zaire) e Cabinda, no quadro do combate à fome e pobreza.

O Presidente João Lourenço disse esperar que o sector se organize, no sentido de aumentar o volume de capturas e o emprego, sobretudo para os jovens.

Em relação às províncias, o titular do Poder Executivo encorajou o governador de Luanda, Sérgio Luther Rescova, a não ter medo de enfrentar o novo desafio.

Em outra cerimónia, o Chefe de Estado angolano conferiu posse a três novos membros do Conselho da República e manifestou o desejo de que haja uma maior representatividade no seu órgão de consulta.

Foram empossados, por inerência, a vice-presidente do MPLA, Luísa Pedro Francisco Damião, por designação, o empresário José Carlos Manuel Oliveira Cunha e a líder religiosa Suzete Francisco João.

No decurso da semana, o Presidente João Lourenço endereçou, ao seu homólogo cubano, Miguel Mario Díaz-Canel Bermúdez, uma mensagem por ocasião do sexagésimo aniversário do triunfo da Revolução Cubana.

Na missiva, o Chefe de Estado angolano expressou a vontade de Angola continuar a partilhar interesses com a nação cubana, com vista a promover a paz e o desenvolvimento nos respectivos países e a nível global.

A par disso, o ministro das Relações Exteriores de Angola, Manuel Augusto, desdramatizou as possíveis restrições do governo de Jair Bolsonaro à entrada de imigrantes angolanos naquele país.   

O novo presidente brasileiro tem criticado a Lei de Imigração aprovada no ano passado e prometeu a adopção de parâmetros rigorosos para a permanência de estrangeiros no Brasil.

Assuntos Resenha  

Leia também
  • 29/12/2018 17:16:04

    Resenha: Mensagem de Ano Novo do PR é destaque da semana

    Luanda - A apresentação da Mensagem de Ano Novo feita pelo Presidente da República, João Lourenço, constituiu o destaque do noticiário de carácter político divulgado pela Angop nos últimos sete dias.

  • 22/12/2018 06:45:28

    Resenha: Entrevista colectiva do PR nos destaques

    Luanda - O noticiário de carácter político divulgado nos últimos sete dias pela Angop ficou marcada com a segunda entrevista colectiva à imprensa nacional e estrangeira cedida pelo Presidente da República, João Lourenço, tendo reafirmado o início do repatriamento coercivo de capitais a 26 deste mês.

  • 15/12/2018 06:09:02

    Resenha: Autorização para execução do OGE 2019 é destaque da semana

    Luanda - A "autorização" do Parlamento ao Governo para executar, a partir de Janeiro de 2019, o Orçamento Geral do Estado (OGE), constitui o destaque das notícias de carácter político divulgadas pela Angop nos últimos sete dias.