Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

09 Janeiro de 2019 | 19h40 - Actualizado em 09 Janeiro de 2019 | 20h08

Angola e Congo analisam incremento das relações Parlamentares

Luanda - O incremento das relações entre as repúblicas de Angola e do Congo Brazzaville estiveram, esta quarta-feira, no centro das discussões entre o embaixador angolano naquele país, Vicente Muanda, e o Presidente da Assembleia Nacional, Isidore Mvouba.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

De acordo com uma nota de imprensa da representação diplomática angolana a que a Angop teve acesso, as partes analisaram aspectos relacionados com a cooperação entre os dois Parlamentos e a forma como se pode melhorar as relações entre as duas instituições.

Para o embaixador Vicente Muanda, a diplomacia Parlamentar é uma forma de relacionamento entre os povos, que visa o diálogo dentro dos poderes conferidos aos respectivos Parlamentos para a concretização dos objectivos nacionais, num quadro de respeito mútuo e de complementaridade internacional.

Vicente Muanda e  Isidore Mvouba analisaram também a necessidade de se encontrar formas para o relançamento da cooperação entre os dois parlamentos  e o reforço da cooperação histórica entre ambos  países, cujas relações abrem agora "um novo capítulo".

Os dois interlocutores defenderam uma diplomacia Parlamentar activa, além das fronteiras dos respectivos países, e o reforço das instituições nacionais como um instrumento útil para promover as relações de amizade e cooperação entre os povos. 

Angola e a República do Congo, através dos respectivos  Parlamentos, rubricaram no 1.º semestre de 2004 acordos de cooperação parlamentar que abrange a troca de delegações e de experiências, a coordenação de posições, consultas e intercâmbio de informações no âmbito da participação dos dois órgãos em reuniões e conferências regionais e internacionais  ( o Parlamento Pan-Africano, a União Parlamentar Africana e a União Inter-parlamentar).

O referido acordo prevê igualmente a formação de quadros e a troca de documentação e bibliografia parlamentar. Visa também estreitar e consolidar as relações de amizade e os laços de fraternidade e de solidariedade, no quadro da consolidação da democracia multipartidária e do estado de direito, em ambos países

Assuntos Diplomacia  

Leia também
  • 15/12/2018 17:13:24

    Manuel Augusto quer mudança de paradigma da CPLP

    Lisboa, (da correspondente) - O ministro das Relações Exteriores de Angola, Manuel Augusto, considerou hoje, sábado, em Lisboa, que a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) não pode ser vista como "uma comunidade de românticos", devendo aprofundar a melhoria da vida dos cidadãos.

  • 08/12/2018 12:47:46

    Angola e Congo analisam cooperação militar

    Luanda - Angola e a República do Congo analisaram, em Brazzaville, a cooperação militar, num encontro entre o embaixador Vicente Muanda e o ministro congolês da Defesa Nacional, Charles Richard Mondjo.

  • 05/12/2018 15:49:03

    Embaixador angolano entrega credenciais ao imperador japonês

    Tóquio - O novo embaixador extraordinário e plenipotenciário de Angola no Japão, Rui Orlando Xavier, apresentou esta quarta-feira, em Tóquio, as suas cartas credenciais a sua majestade o imperador Akihito.