Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

18 Janeiro de 2019 | 11h53 - Actualizado em 18 Janeiro de 2019 | 11h51

Presidente da República já no país

Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, chegou na manhã desta sexta-feira ao país, proveniente de Adis Abeba (República Democrática Federal da Etiópia), onde participou, quinta-feira (dia 17), em duas cimeiras sobre contenção do clima de tensão pós-eleitoral na RDC.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

No Aeroporto internacional 4 de Fevereiro, o Chefe de Estado foi recebido pelo vice-presidente da República, Bornito de Sousa, pelo ministro de Estado e Chefe da Casa de Segurança do Presidente da República, Pedro Sebastião, e pelo governador de Luanda, Luther Rescova, entre outras entidades.

Os resultados provisórios das eleições gerais (presidenciais, legislativas e provinciais) de 30 de Dezembro último dão vitória ao candidato Félix Tshisekedi e ao partido Aliança para a Maioria Presidencial (AMP), facto que vem provocando manifestações.

Nos últimos dias, surgem denúncias de alguns observadores internacionais e da imprensa mundial de alegadas irregularidades na contagem dos votos, apontando para uma suposta vitória eleitoral do candidato Martin Fayulu.

Na Cimeira da Dupla Troika da SADC, na qual João Lourenço participou na condição de presidente cessante do órgão de Cooperação nas áreas de Política, Defesa e Segurança, os países membros consideram históricas as eleições, mas pedem que se evitem actos prejudiciais ao processo eleitoral.

Os participantes da Cimeira apelaram à execução contínua do quadro de paz, segurança e cooperação na RDC e na região e reafirmaram o compromisso da SADC em apoiar os processos políticos neste país vizinho, bem como neutralizar as "forças negativas" e outros grupos que operam na região Leste.

Exortaram também a comunidade internacional o respeito à soberania e integridade territorial da República Democrática do Congo, à luz do Acto Constitutivo da União Africana e do Tratado da Comunidade de Desenvolvimento dos Países da África Austral (SADC, em inglês).

Os líderes da SADC manifestaram-se satisfeitos com o Governo da RDC e com a Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI), por organizar e realizar eleições, na sua generalidade, pacíficas, não obstante incidentes e dificuldades de ordem logística, associada aos impedimentos causados pelo surto do vírus ébola e por actos de insurreição contra a segurança.

O Presidente João Lourenço participou de outra Cimeira, que contou com a presença de 10 Chefes de Estados africanos, destinada, de igual modo, a consultas de alto nível a respeito da situação política na RDC. A reunião foi orientada pelo Presidente em exercício da União Africana, Paul Kagame.

Leia também
  • 05/02/2019 18:57:24

    Íntegra da declaração do Presidente da República

    Luanda - Íntegra da declaração pronunciado nesta terça-feira, em Luanda, pelo Presidente da República, João Lourenço, na abertura da conferência de imprensa conjunta, por ocasião da visita oficial e de trabalho do homólogo Félix Tshisekedi, da República Democrática do Congo.

  • 05/02/2019 17:02:49

    RDC considera legítima protecção da riqueza de Angola

    Luanda - O Presidente da República Democrática do Congo (RDC), Félix Tshisekedi, reconheceu, nesta terça-feira, em Luanda, legitimidade de Angola na protecção da sua riqueza, face à exploração de estrangeiros ilegais.

  • 05/02/2019 15:54:26

    PR prioriza cooperação com RDC

    Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, apontou hoje, terça-feira, como prioridades a cooperação nos domínios da segurança e economia com a República Democrática do Congo (RDC).

  • 04/02/2019 13:49:13

    Félix Tshisekedi chega a Luanda terça-feira

    Luanda - O Presidente da República Democrática do Congo (RDC), Félix Tshisekedi, chega terça-feira (05) a Luanda, para uma visita oficial e de trabalho de algumas horas, a convite do seu homólogo angolano, João Lourenço.