Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

19 Janeiro de 2019 | 09h01 - Actualizado em 19 Janeiro de 2019 | 09h00

Visitas presidenciais dominam noticiário político

Luanda - As visitas de Estado efectuadas pelo Presidente da República, João Lourenço, aos Emirados Árabes Unidos (EAU), convidado para o Fórum da Semana da Sustentabilidade, e à Etiópia, na Cimeira da Dupla Troika da SADC, marcou a última semana política na Angop.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Durante a sua permanência em Abu Dhabi (EAU), o Chefe de Estado angolano interagiu com governantes, embaixadores e especialistas de vários países sobre questões ligadas ao desenvolvimento sustentável no mundo e, em particular de Angola.

Já na cidade etíope de Adis Abeba, o Presidente da República, João Lourenço, participou em duas cimeiras sobre iniciativas para conter o clima de tensão reinante na República Democrática do Congo (RDC), desde a altura do anúncio dos resultados provisórios das eleições presidenciais, legislativas e provinciais.

Nos últimos sete dias, o Chefe de Estado recebeu cumprimento de ano novo do corpo diplomático acreditando em Angola, tendo, na ocasião, solicitado o apoio dos diplomatas a divulgarem o novo ambiente económico do país favorável ao investimento privado nacional e internacional.   

Na última semana viu-se o início do julgamento do caso Burla Tailandesa, relativo à tentativa de burlar o Estado Angolano em 50 mil milhões de USD, envolvendo 10 arguidos e 38 declarantes. O julgamento decorre na 1ª Câmara Criminal do Tribunal Supremo.

Durante a audição inaugural, o Ministério Público (MP) pediu a manutenção da prisão preventiva dos réus, enquanto o segundo dia ficou marcado com a reafirmação do réu Raveeroj Ritchoteanan da autenticidade do cheque.

Na Assembleia Nacional, o presidente desta Casa das Leis, Fernando da Piedade Dias dos Santos, manteve um encontro com o embaixador da Alemanha em Angola, Dirk Lolke, durante a qual o diplomata deste país europeu manifestou disponibilidade para aumentar os investimentos em Angola nos sectores da energia e saúde.

Fernando da Piedade Dias dos Santos reuniu-se igualmente com a embaixadora do Reino de Marrocos em Angola, Saadia El Alaoui, que convidou o presidente do Parlamento angolano a visitar o Reino de Marrocos no primeiro trimestre deste ano, para dinamizar as relações parlamentares entre os dois Estados.

Ainda na Assembleia Nacional, as comissões especializadas do Parlamento prevêem elevar na Proposta de Lei do Novo Código Penal, a pena máxima de prisão de 24 para 35 anos, para pessoas que cometerem crimes de sangue e hediondos. O diploma vai à votação final global no dia 23 deste mês.

Assuntos Resenha  

Leia também