Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

24 Janeiro de 2019 | 14h48 - Actualizado em 24 Janeiro de 2019 | 15h35

Manuel Augusto na investidura de Tshisekedi

Kinshasa (Dos enviados especiais) - O ministro angolano das Relações Exteriores, Manuel Augusto, esteve entre as personalidades presentes, esta quinta-feira, em Kinshasa, na cerimónia de investidura de Félix-Antoine Tshisekedi Tshilombo como novo presidente da República Democrática do Congo (RDC), constatou a Angop no local.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Chegado à capital congolesa na manhã desta quinta-feira, o chefe da diplomacia angolana foi acolhido no aeorporto international de N’Djili, em Kinshasa, pelo seu homólogo congolês, Léonard She Okitundu, antes de ser conduzido ao Palais de la Nation (Palácio da Nação), local da cerimónia.

Inicialmente prevista para terça-feira, 22, e adiada por razões de “ordem logística e organizativa”,  a cerimónia de investidura de Tshisekedi tem lugar quatro dias depois do anúncio pelo Tribunal Constitucional dos resultados definitivos das eleições gerais de 30 de Dezembro de 2018.

O ministro Manuel Augusto participa no evento em representação do Chefe de Estado angolano, João Lourenço, que dois dias antes endereçou uma mensagem de felicitações a Tshisekedi pela sua vitória eleitoral, desejando-lhe “os maiores êxitos no desempenho da nobre e difícil missão de que foi incumbido pelo povo congolês”.

Na sua carta, que tem sido amplamente referenciada na imprensa congolesa, João Lourenço comunica a Tshisekedi que este pode contar com a solidariedade de Angola, “em todas as acções que realizar para impulsionar o progresso e o desenvolvimento da RDC”, dentro do quadro das relações de cooperação e amizade existentes entre os dois países.

O chefe de Estado angolano diz-se convencido de que o novo presidente da RDC empreenderá todos os esforços ao seu alcance para promover a inclusão de todas as forças vivas da nação congolesa e garantir a estabilidade necessária para edificar as bases sobre as quais assentará a concretização dos anseios dos congoleses à democracia plena.

Tshisekedi, de 55 anos, foi proclamado vencedor do escrutínio presidencial de 30 de Dezembro passado, com 38,57% dos votos contra 34,83 do seu principal adversário, Martin Fayulu Madidi, e 23,84 de Emmanuel Ramazani Shadary, o candidato da coligação liderada pelo partido no poder, o PPRD do presidente cessante, Joseph Kabila Kabange.  

Com a sua investidura, Tshisekedi torna-se no quinto presidente da história da RDC independente depois de Joseph Kasa-Vubu (1960-1965),  Mobutu Sese Seko (1965-1997),  Laurent-Désiré Kabila (1997-2001) e Joseph Kabila Kabange (2001-2019).

De 47 anos de idade, Joseph Kabila Kabange chegou ao poder, em Janeiro de 2001, depois do assassinato do seu pai-antecessor,  Laurent-Désire Kabila, no mesmo mês e ano, num episódio que continua por esclarecer.

Assuntos Eleições  

Leia também
  • 04/02/2019 07:19:34

    Unita apela a participação nas tarefas das eleições autárquicas

    Uíge - O secretário da Unita no Uíge, Félix Simão Lucas, apelou, sábado, na aldeia Culo, 27 quilómetros a nordeste da cidade do Uíge, a população da província a participar, de forma activa, nas tarefas de preparação das eleições autárquicas, a decorrer no país em 2020.

  • 25/01/2019 12:47:31

    Angola e RDC preparam encontros bilaterais

    Kinshasa (Dos enviados especiais) - Angola e a República Democrática do Congo (RDC) vão manter, nos próximos dias, "encontros ao mais alto nível" para traçar o futuro das relações bilaterais, revelou quinta-feira à noite, em Kinshasa, o ministro angolano das Relações Exteriores, Manuel Augusto.

  • 25/01/2019 12:08:09

    Tshisekedi recebe em audiência chefe da diplomacia angolana em Kinshasa

    Kinshasa (Dos enviados especiais) - O novo presidente da República Democrática do Congo (RDC), Félix Tshisekedi, recebeu em audiência, quinta-feira à noite, em Kinshasa, o ministro angolano das Relações Exteriores, Manuel Augusto, para abordar o futuro das relações bilaterais, constatou a Angop no local.