Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

29 Janeiro de 2019 | 18h09 - Actualizado em 29 Janeiro de 2019 | 18h09

Deputados ressaltam importância da cooperação institucional

Saurimo - Os deputados à Assembleia Nacional (AN) do círculo provincial da Lunda Sul ressaltaram hoje (terça-feira), em Saurimo, a importância de uma cooperação institucional frutífera e saudável com o governo local, a favor da melhoria das condições sociais das populações.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Este posicionamento foi tornado público pelo coordenador do grupo parlamentar provincial, João Segunda, no final do primeiro encontro que os deputados mantiveram com o governador, Daniel Félix Neto, que teve como fito apresentar o plano de actividade a ser executado no presente ano pelos deputados na região.

Disse que, enquanto deputados residentes, há necessidade de se buscar cooperação institucional e estreitar, cada vez mais, a relação entre o governo e parlamentares, para em conjunto trabalharem no sentido do bem-estar da população.

João Segunda explicou que o plano de actividades da assembleia, a ser cumprido, deve ser do domínio do governo da província, atendendo que as acções vão incidir em visitas às instituições públicas como saúde, educação, energia e projectos sociais em curso.

Revelou que, durante o encontro, receberam informações gerais dos projectos em execução, sobretudo da incidência do Orçamento Geral do Estado (OGE), apesar de alguns constrangimentos que se tem registado muitas vezes.

Quanto ao projecto relacionados com os “Eurobonds”, que a província foi contemplada, o deputado disse que foram informados sobre a necessidade de desbloquear as verbas a partir do Ministério das Finanças, para que os projectos cabimentados tenham a sua execução financeira, de modos a melhorar o nível de execução física das mesmas.

Já o deputado Virgílio Samussongo referiu que, durante o encontro, foram comunicados sobre a insuficiência da quota do OGE, atribuído à província para este ano, o que tem levado a morosidade na execução de alguns projectos locais.

Leia também
  • 04/02/2019 16:25:09

    Governador quer gestores comprometidos com o desenvolvimento

    Muconda - O governador da Lunda Sul, Daniel Neto, disse hoje, segunda-feira, no municipio do Muconda, 191 quilómetros a nordeste da cidade de Saurimo, que a província precisa de gestores criativos, comprometidos com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar das populações.

  • 04/02/2019 07:15:29

    Organizações de base devem ser decisivas no crescimento do MPLA - diz primeiro secretário

    Saurimo - As organizações de base devem ser decisivas no crescimento e na organização regular do MPLA, através do reforço e da eficácia dos planos de recrutamento e resgate de militantes, apelou, sábado, o primeiro secretário do partido na Lunda Sul, Daniel Neto.

  • 02/02/2019 23:47:40

    UNITA quer estruturas de base fortificadas

    Saurimo - O secretário do Comité provincial da Unita na Lunda Sul, Virgílio Samussongo, disse sábado, em Saurimo, que os desafios políticos que se avizinham, exigem que as estruturas de base do partido sejam fortes e bem organizadas, visando alcançar bons resultados nas autarquias, superando os resultados das eleições de 2017.