Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

02 Fevereiro de 2019 | 18h01 - Actualizado em 02 Fevereiro de 2019 | 18h01

Resenha: Solidariedade de Angola ao povo brasileiro mereceu destaque

Luanda - A mensagem de pesar do Presidente da República, João Lourenço, endereçada ao seu homólogo brasileiro, Jair Bolsonaro, pelas mortes resultantes da ruptura uma barragem constituiu um dos destaques do noticiário político da semana que termina hoje, sábado.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Presidente da República, João Lourenço, chega a Luanda após visita privada aos EUA

Foto: Pedro Parente


O rompimento da barragem de Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte, ocorreu a 25 de Janeiro resultando até ao momento em 116 mortos e mais de 200 desaparecidos.
Foi também noticiado o regresso do Chefe de Estado regressa ao país proveniente dos Estados Unidos da América, onde efectuou uma visita de carácter privado.
Na semana que finda o vice-presidente da República, Bornito de Sousa, manteve um encontro de trabalho com os gestores da Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas (ENAPP), no decurso de uma visita àquela instituição.
Bornito de Sousa rendeu homenagem ao general António N'dala, falecido a 24 de Janeiro, por doença, aos 70 anos e enalteceu o contributo do malogrado à causa do país.

Mereceu também destaque o apelo da Ordem dos Advogados de Angola (OAA) ao Tribunal Supremo no sentido de introduzir a figura dos juízes de instrução criminal, nos termos estabelecidos na Constituição da República de Angola.
Em comunicado, a OAA manifestou-se preocupada com o que considerou “graves violações dos direitos, liberdades e garantias individuais de cidadãos angolanos” que se tem verificado da parte de órgãos e agentes da Administração do Estado.
Foi ainda recomendada tradução dos manuais e folhetos informativos sobre os direitos humanos em línguas nacionais, pelos membros do Comité de Direitos Humanos na região.
Nesta semana foi também noticiado que 34 cidadãos da República da Guiné Conacri, que viviam ilegalmente, abandonaram a província do Cuanza Norte, de forma voluntária.
Por outro lado, 59 cidadãos da República Democrática do Congo (RDC) eram expulsos pelo Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) na província do Zaire, por entrada ilegal no território nacional.
Segundo o porta-voz do comando provincial do Zaire da Polícia Nacional, inspector-chefe Luís Bernardo, a expulsão desses imigrantes ilegais ocorreu na fronteira fluvial de Kimbumba, no município do Soyo.
Foi no último dia da semana que finda que o MPLA, na voz da sua vice-presidente, Luísa Damião, lançou a sua agenda política para o corrente ano.
A agenda contempla acções no domínio da vida interna, comunicação institucional, preparação para o processo autárquico, cidadania e moralização da sociedade, boa governação, reforma do estado, direitos humanos, paz unidade e reconciliação nacional e cooperação internacional.
O secretário-geral do MPLA, Álvaro de Boavida Neto, reuniu-se com o embaixador da China em Angola, Cui Aimin, para tratar de acções partidárias conjuntas e de projectos comuns.
A coligação eleitoral Convergência Ampla de Salvação de Angola (CASA-CE) empossou nesta semana novos secretários a nível central e provinciais visando reorganizar a base a pensar nas eleições autárquicas no país, agendadas para 2020.

Assuntos CASA-CE   MPLA   Política   Resenha   Solidariedade  

Leia também
  • 05/02/2019 05:43:18

    Pinda Simão enaltece sacrifício dos nacionalistas

    Uíge - O governador provincial do Uíge, Pinda Simão, enalteceu o empenho dos heróis de 04 de Fevereiro, que deram à sua vida e consentiram sacrifícios para o alcance da independência nacional.

  • 05/02/2019 00:46:39

    Município de Camacupa ganha novas infraestruturas sociais

    Camacupa - A população do município de Camacupa, província do Bié, ganhou novas infra-estruturas sociais, inauguradas segunda-feira no quadro das celebrações do Dia do início da Luta Armada.

  • 04/02/2019 16:37:21

    Inauguração de vários empreendimentos marca 53º aniversário do início da Luta Armada

    Camanongue - A inauguração de um Jango para os antigos combatentes e veteranos da pátria e do Centro Infantil Comunitário (CIC), hoje, segunda - feira, na sede municipal de Camanongue, pelo governador provincial do Moxico, Gonçalves Muandumba, marcou as comemorações do 53º aniversário do início da luta armada em Angola.

  • 04/02/2019 14:06:33

    Ministro pede união aos angolanos

    Cabinda - O ministro da Administração do Território e Reforma do Estado, Adão de Almeida, pediu nesta segunda-feira, em Cabinda, que os angolanos tenham união e força para vencer os desafios, seguindo o exemplo, a bravura e determinação dos heróis do 4 de Fevereiro de 1961.