Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

06 Fevereiro de 2019 | 20h09 - Actualizado em 06 Fevereiro de 2019 | 20h32

Itália apoia reabilitação do hospital Divina Providência

Luanda - O Hospital Divina Providência vai beneficiar de obras de reabilitação e ampliação, anunciou esta quarta-feira, em Luanda, o Presidente italiano, Sergio Mattarella, no término da sua visita à instituição.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Presidente da República italiana, Sergio Mattarella na visita ao Hospital Divina Providência

Foto: Alberto Julião

O Estadista italiano, que se fez acompanhar da filha, Laura Mattarella, prometeu apoiar acções que valorizem e protejam a vida humana, como símbolo do respeito recíproco.

Por sua vez, a ministra angolana da Saúde, Sílvia Lutukuta, adiantou que, além da melhoria da assistência primária, está prevista a construção de um centro materno- infantil, no quadro da cooperação com a Itália.

No entanto, a governante angolana não avançou prazos para a implementação deste projecto.

Sílvia Lutukuta disse que o apoio italiano se estenderá ao nível dos cuidados primários e prevê a abertura de vários centros infantis.

A ministra sublinhou que existem outros programas de promoção da saúde e prevenção de doença, ligados às grandes endemias, no âmbito da cooperação com a Itália.

Ressaltou ainda que a unidade sanitária possui um dos maiores centros de referência de tratamento de HIV-Sida e tuberculose, bem como de nutrição para crianças.

Segundo a governante, a cooperação tem incluído formação superior e especializada no domínio da Saúde.

O Hospital Divina Providência, situado no município do Kilamba Kiaxi (Luanda), foi erguido em 1994 e está vinculado a igreja Católica. Possui  141 camas, sendo 61 para medicina, 60 pediatria e 20 no centro nutricional terapêutico.

Presta consultas de clínica geral, pediatria, medicina, Hiv-sida, tuberculose,  e possui laboratório de análises clínicas.

A unidade recebe a ajuda da União Médica Missionária Italiana (UMMI), que assegura assistência aos programas de combate à má nutrição, bem como de apoio à saúde materno-infantil.

A UMMI fornece também medicamentos e paga salários aos funcionários eventuais.

Entretanto, o Presidente da Itália visitou também na tarde desta quarta-feira o museu de História natural, em Luanda.

O Presidente Mattarella chegou terça-feira (05) a Luanda, para uma visita de Estado de três dias.

Assuntos Angola   Cooperação   Itália  

Leia também
  • 07/02/2019 12:03:42

    Freedom House reconhece acções do PR

    Luanda - As acções empreendidas pelo Presidente da República, João Lourenço, contra a corrupção e a impunidade, mereceram o reconhecimento da organização norte-americana Freedom House, num estudo sobre a Liberdade no Mundo produzido este ano e apresentado terça-feira em Washington, Estados Unidos.

  • 07/02/2019 11:57:42

    Chefe de Estado italiano deixa Luanda

    Luanda - O Presidente da República Italiana, Sergio Mattarella, regressou no final da manhã dessa quinta-feira (dia 07) ao seu país, depois de cumprir a visita de trabalho de três dias na República de Angola, a convite do homólogo angolano, João Lourenço.

  • 07/02/2019 00:14:48

    Síntese das principais notícias das últimas 24 horas

    Luanda - Agência Angola Press, Angop E.P, incluiu na sua emissão das últimas 24 horas, entre outros, os seguintes assuntos:

  • 06/02/2019 20:45:42

    Parlamento aprova códigos de impostos sobre IVA e IRT

    Luanda - Os deputados à Assembleia Nacional aprovaram esta quarta-feira, na especialidade, as propostas de Lei do Código do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) e do Código do Imposto sobre os Rendimentos do Trabalho (IRT).