Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

13 Fevereiro de 2019 | 20h48 - Actualizado em 14 Fevereiro de 2019 | 08h35

Eficiência do SME facilita actividade empresarial estrangeira

Luanda - O ministro do Interior, Ângelo da Veiga Tavares, disse hoje, em Luanda, que o investimento privado é fundamental para o surgimento e potenciação das empresas, sendo que a eficiência dos Serviços de Migração e Estrangeiros (SME) visa facilitar a actividade dos empresários.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ministro do Interior, Ângelo de Barros da Veiga Tavares.

Foto: Alberto Julião

O governante prestou esta informação quando discursava no acto de abertura do workshop sobre “Investimento privado e o regime de facilitação e isenção de vistos em Angola”, organizado pelos Serviços de Migração e Estrangeiros (SME) e a Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX).

Segundo Ângelo da Veiga Tavares, o investimento privado é fundamental para o surgimento de novas empresas e a potenciação das existentes, permitindo assim a redução das importações e o aumento de produtos “made in Angola”, com efeito significativos na balança de pagamentos e na oferta de bens e serviços, com evidente influência nos preços para o consumidor.  

Para si, o SME deve levar ao conhecimento de todos as actualizações dos seus serviços, numa altura que o país aprovou o novo regime jurídico dos cidadãos estrangeiros, documento que confere maior abertura a estes cidadãos, no que ao investimento privado diz respeito, sobretudo na concessão e facilidade de vistos.

O SME, acrescentou, adoptou medidas que vão ao encontro do referido diploma, nomeadamente a aposta na descentralização gradual das prorrogações dos vistos para as representações provinciais, bem como um sistema que permite que os pareceres sejam tratados de forma concentrada, para facilitar o controlo, conferir celeridade no tratamento e evitar um conjunto de falsificações que têm vindo a registar-se.

“Junto da AIPEX instalou-se um posto de atendimento para o investidor, que funciona como se de um consulado ou de uma representação diplomática se tratasse, estando previstas outras acções de facilitação com destaque para a colocação de oficiais de ligação de migração nos principais postos consulares que, a juntar-se ao sistema de solicitação “on line” de vistos de fronteira, facilitarão a circulação de pessoas e, particularmente, os empresários estrangeiros e desta forma a sua actividade empresarial”, explicou.

Assuntos SME  

Leia também
  • 09/02/2019 13:12:56

    SME facilita vistos turísticos na fronteira de Massabi

    Cabinda - Os Serviço de Migração e Estrangeiros ( SME) na fronteira de Massabi, município de Cacongo, conta com sistema para emissão de vistos de turista, actividades culturais e de pequenos negócios para cidadãos estrangeiros que entram por essa via terrestre para o território angolano.

  • 22/01/2019 14:40:36

    SME expulsa de Angola mais de dois mil ilegais

    Luanda - O Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) expulsou, na última semana, de Angola, dois mil e 248 cidadãos de várias nacionalidades por decisão administrativa e judicial, mais mil e 200 expulsões em relação a semana anterior.

  • 21/01/2019 18:17:08

    Vinte mil passaportes por levantar nos guichés do SME

    Luanda - Pelo menos 20 mil passaportes estão por levantar nos guichês do Serviço de Migração e Estrangeiros (SME), em todo o país, informou esta segunda-feira, à Angop, fonte do Ministério do Interior (Minint).