Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

14 Fevereiro de 2019 | 21h20 - Actualizado em 15 Fevereiro de 2019 | 09h03

MNE de Portugal já está em Luanda

Luanda - O ministro dos Negócios Estrangeiros (MNE) de Portugal, Augusto Santos Silva, chegou na noite desta quinta-feira a Luanda, onde vai trabalhar durante dois dias, no quadro da visita de Estado do Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, a Angola, agendada para Março do ano em curso.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Augusto Santos Silva (arquivo)

Foto: Rosario dos Santos

À chegada a Luanda, Augusto Santos Silva e a delegação que o acompanha foram recebidos, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, pelo ministro angolano das Relações Exteriores, Manuel Augusto, entre outras individualidades.

Em breves declarações à imprensa, o governante português disse que vem a Luanda preparar a visita de Estado do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, marcada para o princípio de Março, a convite do homólogo João Lourenço.

“Estamos a três semanas desta visita, por isso amanhã dedicarei o meu dia a prepará-la. Em segundo lugar farei o ponto de situação sobre os projectos de cooperação que temos em comum, bem como vamos passar em revista estado da cooperação”, referiu.

De acordo com o chefe da diplomacia portuguesa, durante a sua permanência em Luanda os dois países vão igualmente analisar o grau de implementação dos acordos assinados durante a visita do estadista angolano a Portugal, em Novembro de 2018.

“Durante a visita do Presidente João Lourenço (a Portugal) os dois países celebraram vários acordos. São instrumentos importantes para o relacionamento económico”, referiu.

Em Novembro transacto Angola e Portugal celebraram uma convenção que evita a dupla tributação, definiram áreas para o reforço da cooperação, designadamente a formação de professores, o apoio à gestão escolar e o sector da saúde.

O programa de visita de Augusto Santos Silva prevê para sexta-feira um encontro em privado com o ministro angolano das Relações Exteriores, Manuel Augusto, com quem deverá co-presidir um encontro de trabalho entre delegações ministeriais dos dois países.

O regresso do ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal está previsto para a noite desta sexta-feira, dia 15.

Angola e Portugal estabeleceram relações diplomáticas a 9 de Março de 1976.

Portugal é um dos principais parceiros comerciais de Angola, país em que as empresas lusas têm uma forte presença nos sectores da construção, banca, exportação de produtos alimentares e bebidas.

Já Angola é um dos principais investidores em Portugal com actividades que vão desde a energia às telecomunicações e banca.

Angola tem sido um destino para os cidadãos portugueses em busca de emprego. Um protocolo bilateral para facilitar a emissão de vistos foi assinado entre os dois países em Setembro de 2011.

Assuntos Angola   Cooperação  

Leia também