Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

16 Fevereiro de 2019 | 16h07 - Actualizado em 16 Fevereiro de 2019 | 16h06

Ministro das Relações Exteriores do Uruguai chega a Luanda domingo

Luanda - Com objectivo de reforçar os laços históricos de amizade e de cooperação entre Angola e Uruguai, por via do diálogo permanente e concertação bilateral, o ministro das Relações Exteriores da República Oriental do Uruguai, Rodolfo Nin Novoa, chega a Luanda este domingo (17), para uma visita de trabalho de três dias.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O programa de visita do ministro uruguaio à capital angolana prevê um encontro de trabalho, em privado, agendado para segunda-feira (18), com seu homólogo angolano, Manuel Augusto, segundo uma nota de imprensa chegada este sábado à Angop.

De acordo com o documento, ainda na segunda-feira, o ministro das Relações Exteriores de Angola, Manuel Augusto, e o Chefe da Diplomacia uruguaia vão co-presidir um encontro de trabalho entre as delegações ministeriais dos dois países, seguido da assinatura dos instrumentos jurídicos e do Comunicado Conjunto.

No segundo dia, esclarece a nota, realiza-se a abertura da primeira Sessão da Comissão Bilateral entre os dois países, seguido de intervenções do ministro do Comércio de Angola e co-presidente da Comissão Bilateral, Jofre Van-Dúnen Júnior, ministro das Relações Exteriores do Uruguai, Rodolfo Nin Novoa, presidente do Conselho de Administração da AIPEX, Licínio Contreiras, e do presidente do Conselho de Administração da Angola Cables, António Nunes.

Durante os trabalhos, haverá ainda reuniões técnicas multissectoriais.

Acordos no domínio da facilitação de vistos para homens de negócio, cooperação e assistência administrativa mútua aduaneira, do ensino superior, ciência, tecnologia e inovação e um Memorando de Entendimento sobre cooperação entre o Instituto Superior de Relações Internacionais Venâncio de Moura e a Academia Diplomática do Uruguai serão alguns dos instrumentos a serem rubricados durante os trabalhos.

Angola e Uruguai estabeleceram relações diplomáticas a 26 de Março de 1988.

Desde então, as relações bilaterais passaram por diferentes etapas da sua evolução e afirmação, quer no contexto político-diplomático quer no âmbito da cooperação Sul-Sul.

O regresso do Ministro das Relações Exteriores da República Oriental do Uruguai está prevista para às 13h50, de Quarta-feira, dia 20 de Fevereiro de 2019.

Assuntos Política  

Leia também