Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

16 Fevereiro de 2019 | 17h46 - Actualizado em 16 Fevereiro de 2019 | 16h07

Resenha: Actividade presidencial marca semana política

Luanda - A actividade presidencial marcou o noticiário de carácter político divulgado pela Angop nos últimos sete dias, em que se destacaram a jornada de campo a três instituições ligadas ao sector da saúde e cinco audiências.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Presidente da República, João Lourenço (à dir.) recebe ministro português dos negócios estrangeiros, Augusto Santos Silva

Foto: Pedro Parente

Durante a jornada de campo, realizada sábado, o Presidente da República, João Lourenço, inteirou-se do funcionamento da Central de Distribuição de Medicamentos, do Hospital Geral de Luanda e do Josina Machel.

No quadro das audiências, o Chefe de Estado recebeu o director para os Assuntos Africanos do Conselho de Segurança Nacional dos EUA, Cyril Sartor, o ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Augusto Santos Silva, os embaixadores cessantes da China em Angola, Cui Aimin, da Guiné Conacry, Djigui Camara e da Namibia, Patrick Nandago.

No decurso da semana, João Lourenço exonerou Miguel Gago, do cargo de administrador do Fundo Soberano de Angola, Paulino Jerónimo, do cargo de secretário de Estado dos Petróleos, Albertina Teresa José, como vice-governadora do Cunene para o sector Político, Social e Económico, bem como Feliciano Salomão Himulova, da função de vice-governador do Cunene  para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas.

No capítulo diplomático, o ministro angolano das Relações Exteriores, Manuel Augusto, participou em Addis Abeba, Etiópia, na 32ª Cimeira Ordinária de Chefes de Estado e de Governo da União Africana (UA).
No evento, o chefe da diplomacia angolana representou o Presidente da República, João Lourenço.

Angola é actualmente o sexto maior contribuinte da União Africana com uma quota de oito por cento do Orçamento global (USD 280 milhões, 45 mil 761), atrás de países como a Argélia, África do Sul, Egipto, Nigéria e Marrocos, cuja quota é de 12 por cento.

Nos últimos sete dias, o Ministério Público aplicou três medidas de coação aos deputados Higino Carneiro e Manuel Rabelais, sendo termo de identidade de residência, obrigação de apresentação periódica às autoridades e a interdição de saída do país.

Os dois, em processos separados, são indiciados pela Procuradoria-Geral da República por peculato, violação de normas de execução do plano e orçamento, abuso de poder, associação criminosa, corrupção passiva e branqueamento de capitais.

O documento explica que os processos prosseguem ulteriores trâmites com vista a sua conclusão sem prejuízo dos arguidos continuarem a desempenhar as suas funções de deputado na Assembleia Nacional.

Assuntos Angola   Política  

Leia também
  • 16/02/2019 16:48:00

    MINSA quer rever processo de privatização da Angomédica

    Luanda - O Ministério da Saúde (MINSA) deverá despoletar os mecanismos legais para que a Angomédica (fábrica de medicamentos) volte a constituir património do Estado, cujo processo de privatização foi pouco claro, informou este sábado, em Luanda, a ministra Sílvia Lutucuta.

  • 16/02/2019 16:07:18

    Ministro das Relações Exteriores do Uruguai chega a Luanda domingo

    Luanda - Com objectivo de reforçar os laços históricos de amizade e de cooperação entre Angola e Uruguai, por via do diálogo permanente e concertação bilateral, o ministro das Relações Exteriores da República Oriental do Uruguai, Rodolfo Nin Novoa, chega a Luanda este domingo (17), para uma visita de trabalho de três dias.

  • 16/02/2019 14:48:49

    Hospital Geral de Luanda melhora serviços

    Luanda - Uma dotação de USD 1 milhão e 500 será aplicada, este ano, na aquisição de novos equipamentos e na melhoria dos serviços de assistências aos pacientes do Hospital Geral de Luanda (HGL).