Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

14 Fevereiro de 2019 | 19h29 - Actualizado em 15 Fevereiro de 2019 | 03h23

Unidade Penitenciaria do Sumbe regista sobrelotação

Sumbe - Mil e quatrocentos e trinta e quatro reclusos encontram-se internados na Unidade Penitenciária do Sumbe, província do Cuanza Sul, contra 644 da capacidade instalada, constatou hoje o secretário de Estado do Ministério do Interior para o Serviço Penitenciário, José Bamoquina Zau.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

C.Sul: Reclusos na Unidade Penitenciária do Sumbe

Foto: Joaquim Tomás

C.Sul:Secretário de Estado do Ministério do Interior para o Serviço Penitenciário, José Bamoquina Zau(Cent), em visita na unidade penitenciária do Sumbe

Foto: Joaquim Tomás

Durante algumas horas, Bamoquina Zau, que chefiou uma delegação multi-sectorial, visitou as instalações para constatar as condições dos reclusos e técnicas do edifício, com o objectivo de preparar o início do processo de algumas transferências, para outras cadeias, já que o principal bloco não oferece condições.

Construída em 1949, a Unidade Penitenciária tem 856 reclusos condenados e o restante em situação de prisão preventiva.  A média de idade dos reclusos, maioritariamente jovens, varia entre 16 e 65 anos.  

Devido a degradação acentuada do principal bloco da Unidade Penitenciária, segundo o secretário de Estado, “há a necessidade de transferir alguns reclusos para as cadeias de Benguela, Namibe e Malanje e, posteriormente, demolir a estrutura'”.

“Já foi criada uma comissão e definimos um prazo, e, aqueles que não oferecem muitas dificuldades, os condenados, vão ser transferidos, enquanto os detidos permanecerão, porque têm ainda processos em curso e não podem estar distantes”, explicou Bamoquina Zau.

Depois da execução desse processo, disse, vão requerer aos técnicos para definir o momento e as condições para demolição do bloco principal, dada a sua degradação.

Acompanharam o secretário de Estado, o vice governador provincial para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas, Demétrio Brás de Sepúlveda, o delegado provincial do Minint, comissário Lisboa Mário, o sub-procurador provincial, Joaquim Macedo, e a director provincial dos Serviços Prisionais, subcomissária Alcídia Maria Pina Barros.

Leia também
  • 13/02/2019 14:40:30

    Criada Comissão para rever divisão administrativa do Cuanza Sul

    Sumbe - O governo do Cuanza Sul criou uma Comissão Multisectorial, coordenada pelo vice-governador para os Serviços Técnico e Infra-estruturas, Demétrio Brás de Sepúlveda, para apresentação de uma proposta, que visa a elaboração de uma nova Divisão Política Administrativa da província.

  • 22/01/2019 16:15:07

    Respeito dos direitos humanos é essencial para os cidadãos

    Sumbe - O delegado provincial do Cuanza Sul da Justiça e dos Direitos Humanos, Fernando Fortes, considerou nesta terça-feira, na cidade do Sumbe, essencial o respeito dos Direitos Humanos, para o desenvolvimento da democracia.

  • 08/01/2019 18:19:02

    Cuanza Sul: Distrito de Recrutamento militar prevê recensear seis mil jovens

    Sumbe - Seis mil jovens, nascidos de 1 de Janeiro a 31 de Dezembro de 2001, é o número que o Distrito de Recrutamento e Mobilização (DRM) prevê recensear na província do Cuanza Sul, durante o processo de registo militar, que arrancou hoje.