Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

19 Fevereiro de 2019 | 18h58 - Actualizado em 19 Fevereiro de 2019 | 18h57

Angola e Etiópia tencionam alargar cooperação

Luanda - A possibilidade do alargamento da cooperação entre Angola e a Etiópia foi analisada nesta terça-feira, em Addis-Abeba (Etiópia) entre o novo embaixador angolano naquele país, Francisco José da Cruz, e a secretária de Estado do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Hirut Zemene.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Novo Embaixador de Angola na Etiópia, Francisco José da Cruz (à esq.) com a secretária de Estado, Hirut Zemene

Foto: Cortesia de Adérito Ferreira

As conversações antecederam a cerimónia de apresentação, por parte do novo diplomata angolana na Etiópia, das suas Cartas Figuradas à Secretária de Estado do Ministério dos Negócios Estrangeiros etíope.

Os dois interlocutores abordaram as relações entre ambos os países, que consideram cordiais, sobre ideias que já existem, quanto à necessidade do alargamento da cooperação bilateral, além do sector da aviação, mormente o estabelecimento de instrumentos jurídicos para o suporte dessa cooperação.

Na audiência, foi realçada a importância da realização de visitas de Estado, ao mais alto nível, num e noutro país, o que poderá ocorrer ainda este ano.

O diplomata, empossado a 24 de Janeiro do corrente ano, é igualmente Representante Permanente de Angola junto da União Africana (UA) e da Comissão Económica das Nações Unidas para África (CEA).

Na União Africana, Angola é o sexto maior contribuinte, depois da Argélia, Egipto, Nigéria, África do Sul e Marrocos. Actualmente Angola ocupa apenas cinco dos 39 lugares da quota a que tem direito na União Africana.

Francisco José da Cruz é o sexto Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República de Angola na República Federal e Democrática da Etiópia, depois de Luís José de Almeida (1989-1993), Toko Diakenga Serão (1993-1998), Miguel Gaspar Fernandes (1999-2004), Manuel Domingos Augusto (2005-2010), Arcanjo Maria do Nascimento (2011-2018).

Assuntos Política  

Leia também
  • 19/02/2019 20:36:58

    Suninvest nega ligação à FESA

    Luanda - O Grupo Suninvest, SA, que celebrou um contrato com o Ministério da Saúde para a gestão da Angomédica, negou, nesta terça-feira, qualquer ligação jurídico-legal com a Fundação Eduardo dos Santos (FESA).

  • 19/02/2019 20:06:00

    Tribunal suspende "Burla Tailandesa" por seis dias

    Luanda - A sessão de julgamento desta terça-feira do caso ?Burla Tailandesa? foi suspensa, por seis dias, pelo júri da causa, por falta de um ?intérprete idóneo? da língua tailandesa (Phasa Thai), para traduzir a audição do último réu, Theera Buapeng.

  • 19/02/2019 00:00:58

    Síntese das principais notícias das últimas 24 horas

    Luanda - Agência Angola Press, Angop E.P, incluiu na sua emissão das últimas 24 horas, entre outros, os seguintes assuntos: