Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

26 Fevereiro de 2019 | 14h37 - Actualizado em 26 Fevereiro de 2019 | 14h35

Angola assume presidência da inspecção de defesa na SADC

Luanda - A República de Angola assumiu esta terça-feira a presidência rotativa do órgão de inspecção de defesa da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), em substituição da Namíbia.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Gaspar Santos Rufino, Secretário de Estado para Defesa Nacional.

Foto: Gaspar dos Santos

Mesa de Presidium da reunião da SADC

Foto: Gaspar dos Santos

 
A passagem de pasta ocorreu no primeiro dia da 13ª reunião geral do grupo de trabalho da inspecção de defesa da SADC, que decorre na capital angolana.

O inspector geral de Defesa de Angola, Marques Correia Banza, declarou que o país vai procurar introduzir maior dinâmica e aprimoramento nos métodos inspectivos no domínio da defesa na região da SADC.

Angola espera, durante o seu mandato de um ano, uniformizar os métodos de inspecção militar na região austral de África.

Na abertura do certame, com duração de dois dias, o secretário de Estado da Defesa, Gaspar Santos Rufino, valorizou o desempenho dos inspectores na consolidação dos órgãos de Defesa e Segurança da região, nos últimos16 anos de existência do organismo.

Defendeu o princípio da integração em paridade com os outros estados membros para o exercício da inspecção com rigor no domínio da defesa.

A reunião vai passar em revista o relatório anual do ano passado, a conclusão do manual sobre inspecção militar na região e sobre a inspecção da Missão de Prevenção de paz da SADC para o Reino do Lesotho (SAPMIL), ocorrida de Novembro de 2017 a Dezembro de 2018, naquele país da região austral.

Assuntos Cooperação   Defesa   SADC  

Leia também
  • 25/02/2019 15:03:32

    Angola e São Tomé abordam cooperação

    Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, reuniu-se nesta segunda-feira com o primeiro-ministro da República de São Tomé e Príncipe, Jorge Bom Jesus, com quem abordou o reforço da cooperação entre os dois países.

  • 20/02/2019 19:23:07

    Angola e Congo abordam reforço da cooperação

    Luanda - Os mecanismos para o reforço da cooperação no domínio dos petróleos entre as repúblicas de Angola e do Congo estiveram em abordagem terça-feira, em Brazzaville, durante uma audiência concedida ao embaixador angolano neste país, Vicente Muanda, pelo ministro dos Hidrocarbonetos, Jean Marc Thystere Tchicaya.

  • 20/02/2019 17:18:39

    Britânicos apoiam processo de diversificação da economia

    Luanda - Um grupo de investidores do Reino Unido expressou nesta quanta-feira, em Luanda, a disponibilidade em apoiar o processo de diversificação da economia angolana, investindo, nos próximos meses, até USD 20 mil milhões em áreas como a agricultura e infra-estruturas.