Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

27 Fevereiro de 2019 | 08h59 - Actualizado em 27 Fevereiro de 2019 | 17h54

Angola reafirma aposta no multilateralismo

Luanda - Angola reafirmou, em Genebra, Suíça, a aposta no multilateralismo como meio privilegiado para enfrentar os problemas internacionais.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto (arquivo)

Foto: foto cedida

A posição do país foi manifestada pelo ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, durante a 40ª sessão do Conselho dos Direitos Humanos e no Debate de Alto Nível sobre Direitos Humanos e o Multilateralismo.

“É uma das principais bandeiras da política externa da Angola e está acolhido na Constituição”, afirmou o chefe da diplomacia angolana que encabeça uma delegação multissectorial.

Em Genebra desde domingo, Manuel Augusto sublinhou que a ONU, as organizações regionais e sub-regionais constituem-se nos fóruns com maior legitimidade para assegurar a tomada de decisões sobre os complexos desafios que se colocam à humanidade.
 

Neste quadro, o governante angolano realçou a conclusão das negociações do Pacto Global sobre Migrações (GCM), um importante acordo negociado sob os auspícios das Nações Unidas.

O entendimento abarca todas as dimensões da migração internacional de maneira abrangente.

De igual modo, disse, a União Africana, realizou a sua 32ª Cimeira de  Chefes de Estado e de Governo, sob o tema geral, “Refugiados, repatriados e pessoas deslocadas internamente, em busca de soluções duradouras para o deslocamento forçado em África”.

Angola assume desde o início deste ano a coordenação das questões de direitos humanos dos países do Grupo Africano, representados no Conselho dos Direitos Humanos, uma área relevante no contexto da agenda política mundial.

Assuntos Angola   Cooperação   MIREX  

Leia também
  • 27/02/2019 16:34:31

    Selecção de basquetebol participa na liga NBA-África

    Luanda - Angola faz parte de um conjunto de doze selecções africanas que vai participar em 2020, na África do Sul, na liga de basquetebol NBA-África, anunciou hoje (quarta-feira), em Luanda, a antiga estrela da NBA Dikembe Mutombo.

  • 27/02/2019 16:12:57

    André Mendes de Carvalho promete reerguer CASA-CE

    Luanda - O político André Mendes de Carvalho, um dos vice-presidentes da CASA-CE, afirmou nesta quarta-feira estar disposto "a pôr nos carris a coligação", após o afastamento do então líder Abel Chivukuvuku.

  • 27/02/2019 15:49:58

    Governo turco apoia relançamento da economia angolana

    Luanda - A Turquia manifestou interesse em investir em Angola fundamentalmente no sector agro-pecuário, infra-estruturas e energético, e apoiar as políticas de reformas de relançamento da economia levadas a cabo pelo Executivo angolano.

  • 27/02/2019 15:49:43

    Primeiro-ministro de São Tomé termina visita a Angola

    Luanda - O primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, Jorge Bom Jesus, deixou, na tarde desta quarta-feira (27), Angola, depois de cumprir uma visita de trabalho de 48 horas, no âmbito do reforço das relações de amizade e de cooperação entre os dois países.