Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

09 Novembro de 2019 | 21h58 - Actualizado em 09 Novembro de 2019 | 21h53

Angola associa-se a iniciativas de diálogo para paz no continente africano

Luanda - O secretário de Estado para a cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos Custódio Vieira Lopes, disse em Dar es Salaam, Tanzânia, que Angola tem consciência do significado e importância da paz para o desenvolvimento dos povos, por essa razão, associa-se a todas iniciativas de diálogo e cooperação que permitam assegurar a paz e a segurança no continente africano.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Em representação do Ministro das Relações Exteriores, o governante teceu essas declarações durante a participação de Angola  no 18º Encontro dos Ministros dos Negócios Estrangeiros Áfricano-Nórdicos, que decorreu  nos dias sete e oito de Novembro, na Tanzânia.

“Angola saúda os novos desenvolvimentos que no geral se vão registando em África, no sentido da paz, como é o caso da Somália que deu passos importantes para a sua consolidação”, sublinhou.

Contudo, encorajou a prosseguir os esforços de diálogo, pois, África necessita da paz para alcançar o desenvolvimento sustentado. Para o efeito, deve consolidar as instituições, eliminar as assimetrias, ser tolerante e investir na educação.

Acrescentou  que África precisa garantir que o fundo de apoio à paz e segurança que a União Africana prossegue seja uma realidade.

Reiterou que Angola continua a apoiar todas as iniciativas de paz, e continuará a fazê-lo a exemplo da sua presença no Lesoto no quadro da SADC e muito recentemente na facilitação do diálogo em Luanda, entre Uganda e Ruanda.

Domingos Vieira Lopes disse que o recente Acordo Sobre a Zona de Livre Comércio em África, só será uma realidade, se a paz e a segurança forem uma realidade nos  países africanos.

O evento decorreu sob o  lema “Parcerias para o Desenvolvimento Sustentável” e a  sessão de Abertura foi presidida pelo Presidente da República Unida da Tanzânia, John Pombe Joseph Magufulia da Tanzânia.

O encontro dos Ministros foi precedido por um Jantar de trabalho oferecido pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros e de Cooperação da África de Leste da República Unida da Tanzânia, professor Palamangamba Kabudi.

O próximo Encontro dos Ministros dos Negócios Estrangeiros terá lugar em 2020, na Finlândia.

Assuntos Política  

Leia também
  • 09/11/2019 17:18:25

    Resenha: Condecoração de personalidades constitui destaque

    Luanda - O acto de condecoração pelo Presidente da República, João Lourenço, de várias personalidades e instituições angolanas que lutaram pela independência nacional e pela construção do Estado angolano, constituiu destaque no noticiário da semana que hoje, sábado, termina.

  • 09/11/2019 16:23:43

    BI da Dipanda beneficia mais de 300 mil crianças

    Menongue - Mais de trezentas mil crianças dos seis aos 17 anos de idade vão beneficiar, até ao final deste mês, no Cuando Cubango, de Assento de Nascimento e de Bilhete de Identidade, de forma gratuita, no âmbito da Campanha Nacional de Registo, denominada "BI da Dipanda".

  • 09/11/2019 12:51:33

    Vice-presidente reafirma força do MPLA

    Cabinda - O MPLA jamais será derrotado com o ataque de alguns as suas principais figuras ou semeando o boato, a intriga e a inverdade no seu seio, afirmou hoje, sábado, em Cabinda, a vice-presidente do partido.