Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

08 Novembro de 2019 | 23h14 - Actualizado em 08 Novembro de 2019 | 23h13

Angola prepara adesão ao Protocolo de Montreal

Roma - Angola prepara-se para remeter às Nações Unidas a Carta de Adesão ao Protocolo de Montreal sobre a Protecção da Camada de Ozono, informou esta sexta-feira o secretário de Estado do Ambiente, Joaquim Manuel.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Joaquim Manuel, Secretário de Estado do Ambiente.

Foto: Gaspar dos Santos

Em Roma, onde participa em mais uma reunião das partes do protocolo de Montreal, o secretário de Estado sublinhou que, no quadro deste compromisso, Angola desenvolveu em 2001 um Programa Nacional de Eliminação Progressiva das Substâncias Destruidoras da Camada de Ozono.

Segundo Joaquim Manuel, este programa tem o apoio do Fundo Multilateral para implementação do Protocolo de Montreal.

Informou, por outro lado, que o país está a implementar, desde 2011, um outro Programa Nacional de Eliminação Progressiva de "Hidroclorofluorcarbonos".

Trata-se de uma estratégia que assenta na realização de campanhas de sensibilização, informação e formação de técnicos em boas práticas de refrigeração e ar condicionado.

Como resultado, sustentou o secretário de Estado do Ambiente, foram constituídos grupos de trabalho de apoio à unidade nacional do ozono nas 18 províncias de país.

A ideia, segundo a fonte, é controlar a movimentação e actualização de dados das substâncias regulamentadas pelo Protocolo.

Joaquim Manuel ressaltou, na ocasião, que neste processo o país já formou 559 funcionários das Alfandegas, Comércio, Polícia Fiscal, Económica e de Guarda Fronteira. Também foram formados 315 técnicos de refrigeração e ar condicionado em boas práticas.

O Protocolo de Montreal entrou para a história ao se tornar o primeiro tratado no domínio do ambiente, universalmente ratificado por 197 países membros das Nações Unidas.

O documento visa a protecção e a recuperação da camada de ozono.

A reunião das partes do protocolo de Montreal decorreu 7 e 8 de do mês em curso em Roma, Itália.

Assuntos Política  

Leia também
  • 09/11/2019 12:51:33

    Vice-presidente reafirma força do MPLA

    Cabinda - O MPLA jamais será derrotado com o ataque de alguns as suas principais figuras ou semeando o boato, a intriga e a inverdade no seu seio, afirmou hoje, sábado, em Cabinda, a vice-presidente do partido.

  • 08/11/2019 20:07:41

    Governo define estratégia para retomar obras em Cabinda

    Cabinda - A vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, disse, hoje, sexta-feira, na localidade de Chinfuca, em Cabinda, que o Executivo está a estudar estratégias para a retomada das obras de impacto socioeconómico no enclave.

  • 08/11/2019 18:36:06

    MPLA reafirma eleições autárquicas para 2020

    Luanda - O grupo parlamentar do MPLA reafirmou hoje, sexta-feira, em Luanda, a realização das eleições autárquicas em 2020, por ser uma promessa eleitoral e um compromisso feito para o povo.