Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

08 Novembro de 2019 | 19h39 - Actualizado em 08 Novembro de 2019 | 19h34

Bélgica: Embaixador angolano conversa com representante da francofonia

Bruxelas - O embaixador de Angola na Bélgica, Georges Chikoti, manteve, esta sexta-feira, um encontro com o representante da Organização Internacional da Francofonia junto da União Europeia, do Conselho Europeu e do Secretariado do Grupo de Estados de África, Caribe e Pacífico (ACP).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Embaixador Georges Chikoti (direita) e Stéphane Lopez, Representante Permanente da Organização Internacional da Francofónia na Bélgica

Foto: Foto cedida

Os dois interlocutores trocaram pontos de vista sobre questões de actualidade internacional, bem como o estado das relações de cooperação entre a Organização Internacional da Francofonia (OIF),  a União Europeia (UE),  União Africana (UA) e o grupo de Estados ACP.

Georges Chikoti é o candidato, pela África Austral, ao cargo de secretário-geral do Grupo ACP, cuja pré-candidatura aconteceu a 12 de Setembro último,  durante a 10ª  Reunião Ministerial da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), realizada em Gaberone, Botswana.

A fase final dessa eleição está agendada para os meses de Novembro e Dezembro deste ano, em Nairobi, Quénia.

Países ACP é uma associação de 79 países de África, Caribe e Pacífico, formada para coordenar, iinicialmente, actividades da Convenção de Lomé (Togo), datada de 1975, substituída, a 22 de Junho de 2000, pelo Acordo de Cotonou (Benin), e de que são signatários todos os Estados dessas regiões, à excepção de Cuba.

O Acordo de Cotonou irá regulamentar a relação ACP-UE pelo menos 2020 e envolve mais de 100 Estados, dos quais 28 da UE e 79 ACP.

Actalmente com 57 Estados-membros e 20 observadores, a OIF é uma organização internacional que congrega países em que a língua francesa é oficial ou tem um status privilegiado.

Antigo ministro das Relações Exteriores de Angola, Georges Rebelo Pinto Chikoti, de seu nome completo, foi nomeado embaixador no Reino da Bélgica em Fevereiro de 2018.

Assuntos Angola   Diplomacia  

Leia também
  • 11/11/2019 07:34:28

    Angola celebra liberdade com olhos no futuro

    Luanda - Os angolanos celebram, nesta segunda-feira, 11 de Novembro, o 44º aniversário da independência nacional, focados no desafio da consolidação de um Estado democrático e de direito, onde imperam o pluralismo, a igualdade de oportunidades e a liberdade de expressão.

  • 11/11/2019 04:04:39

    Síntese das principais notícias

    Luanda - A Agência Angola Press, Angop E.P, incluiu na sua emissão das últimas 24 horas, entre outros, os seguintes assuntos:

  • 10/11/2019 21:52:46

    Vaticano - Um país, uma cidade

    Vaticano (Dos enviados especiais) - Encravado no centro de Roma, capital da Itália, centro-sul da Europa, Vaticano é um dos mais referenciados Estados do Mundo.

  • 10/11/2019 20:59:33

    Vice-Presidente orienta acto do 11 de Novembro

    Luanda - O Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, preside segunda-feira, no município da Quibala, Cuanza Sul, o acto central do 44º aniversário da Independência Nacional.