Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

08 Novembro de 2019 | 18h36 - Actualizado em 08 Novembro de 2019 | 18h35

MPLA reafirma eleições autárquicas para 2020

Luanda - O grupo parlamentar do MPLA reafirmou hoje, sexta-feira, em Luanda, a realização das eleições autárquicas em 2020, por ser uma promessa eleitoral e um compromisso feito para o povo.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Manuel da Cruz Neto, deputado do MPLA (arquivo)

Foto: Francisco Miúdo

A posição foi reiterada pelo deputado do MPLA Manuel da Cruz Neto, em declarações à imprensa, no final da Conferência de Líderes Parlamentares, preparatória da I sessão ordinária da Assembleia Nacional, na qual representou o presidente da sua bancada.

Alguns líderes políticos manifestaram, há dias, cepticismo quanto ao governo cumprir a promessa de realizar as eleições autárquicas, cuja data indicativa é 2020.

Foi o caso do deputado da Unita, Adalberto da Costa Júnior, para quem o MPLA não está a agilizar as matérias relativas às autárquicas, porque “não está habituado a um poder vertical e receia as autarquias por introduzir no país um poder horizontal”.

Na última terça-feira, Abel Chivukuvuku, que lidera o projeto político PRA-JA Servir Angola, também disse não acreditar nas primeiras eleições autárquicas em 2020, “porque o MPLA receia o voto dos cidadãos”.

Em reacção, Manuel da Cruz Neto disse que foi o grupo parlamentar do MPLA que anunciou a realização das eleições autárquicas.

“O receio em relação a isso deve ser, talvez, porque o Pacote Eleitoral Autárquico não está agendado para a próxima reunião (do dia 19). Temos consciência de que é uma promessa eleitoral, é um compromisso com o povo e vai acontecer”, reafirmou.

Alertou que a ansiedade as vezes é um problema para as pessoas. “Se não confiamos nas instituições, teremos muitos problemas”.

O Pacote Legislativo Autárquico é constituído de oito propostas de leis, tendo sido aprovada, até ao momento, a Lei da Tutela Administrativa do Estado sobre Autarquias Locais e da Organização e Funcionamento das Autarquias Locais.

Por aprovar estão os diplomas sobre o Regime Financeiro, Proposta de Lei da Tutela Administrativa e a Proposta de Lei sobre a sua Institucionalização, Projecto de Lei das Finanças Locais, Proposta de Lei Orgânica sobre as Eleições Autárquicas e a Proposta de Lei da Transferência de Atribuições e Competências do Estado para as Autarquias Locais.

Assuntos MPLA   Política  

Leia também
  • 08/11/2019 18:00:25

    OGE vai à discussão na generalidade no dia 19

    Luanda - A proposta do Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2020, que prevê despesas e receitas em mais de 15 bilhões de Kwanzas, vai à discussão e votação, na generalidade, na Assembleia Nacional (AN), no próximo dia 19 deste mês.

  • 08/11/2019 17:51:34

    Centro de produção do BI avaliado em mais de USD 243 milhões

    Luanda - O Executivo aplicou 243 milhões de dólares na construção e equipamento do Centro de Produção e Controlo do Bilhete de Identidade, inaugurado hoje (sexta-feira) pelo Presidente da República, João Lourenço, nos arredores da cidade do Kilamba, província de Luanda.

  • 08/11/2019 17:06:39

    MCS vai trabalhar na valorização da classe

    Luanda - O ministro da Comunicação Social, Nuno dos Anjos Caldas Albino, prometeu hoje (sexta-feira), em Luanda, fazer um trabalho intensivo com os órgãos públicos e, sobretudo, com o sindicato dos jornalistas, no sentido de procurar valorizar a classe.