Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

15 Novembro de 2019 | 05h53 - Actualizado em 15 Novembro de 2019 | 02h29

Registo gratuito abrange mais de 30 mil crianças

Cuito - Pelo menos trinta mil e 172 crianças, menores de cinco anos, beneficiaram do registo gratuito de nascimento a nível da província do Bié, desde Janeiro do ano em curso até a presente data.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A informação foi prestada à Angop, nesta quinta-feira, na cidade do Cuito, pelo delegado provincial da Justiça e Direitos Humanos em exercício no Bié, Aldino Gil Salumbo, quando fazia o balanço das actividades desenvolvidas em prol do registo gratuito de menores, no âmbito do projecto "Nascer com o Registo". .

As crianças em causa foram cadastradas através dos postos instalados nas unidades sanitárias e instituições escolares em todos os municípios do interior do Bié.

Apontou como constrangimentos do processo, o mau estado dos troços rodoviários, fundamentalmente os que dão acesso às comunas dos municípios da Nhârea, Chietembo e Cuemba, associada a algumas pontes danificadas.

Porém, ressaltou, a sua instituição tem contado com o apoio das Administrações Municipais e Comunais, acrescentando que o mesmo registo tem se estendido para as comunidades rurais no quadro do projecto “Nascer com o Registo”, decretado pelo Governo central.

Desde o início desse projecto, em 2015, 378 mil e 894 crianças, menores de cinco anos, beneficiaram do registo gratuito na província do Bié.

A fonte pontualizou que o projecto “Nascer com o Registo” conta com o apoio financeiro da União Europeia, através do Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF), sem no entanto revelar a quantidade monetária já investido.

Assuntos Criança   Província » Bié  

Leia também
  • 09/11/2019 12:54:41

    Preservação da independência pressupõe assegurar estabilidade

    Cuito -A preservação da Independência Nacional pressupõe assegurar a estabilidade política, económica e social, e neste contexto os militantes do MPLA devem continuar a ser a vanguarda das importantes conquistas e das transformações económicas e sociais em curso, afirmou nesta sexta-feira o primeiro secretário provincial do partido no Bié, Pereira Alfredo.

  • 01/11/2019 18:01:22

    Detido ex-director dos Antigos Combatentes no Bié

    Cuito - O ex-director do Gabinete Provincial dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria do Bié, Jacinto dos Santos José, encontra-se detido, desde quarta-feira última, na sequência de um mandado de captura da Procuradoria Geral da República(PGR), por indícios de prática do crime de peculato.

  • 28/10/2019 12:42:14

    UNITA elege delegados para congresso ordinário

    Luanda - O XIII Congresso Ordinário da UNITA, a realizar-se de 13 a 15 de Novembro, em Luanda, terá a participação de 1.150 delegados oriundos de todas as províncias do país.