Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

07 Dezembro de 2019 | 18h16 - Actualizado em 07 Dezembro de 2019 | 18h23

Eleição de Georges Chikoti adequa-se aos objectivos da ACP - Manuel Augusto

Nairobi (Dos enviados especiais) - A escolha do embaixador Georges Chikoti para secretário-geral da ACP é uma garantia para a existência de um secretariado compatível com as dinâmicas do novo mundo - avaliou hoje o ministro angolano das Relações Exteriores, Manuel Augusto.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Manuel Augusto quando intervinha 110ª sessão de Conselho de Ministros da ACP

Foto: Alberto juliao

Estas palavras de Manuel Augusto foram proferidas após o anúncio da eleição de Georges Chiokti na sessão do Conselho de Ministros da ACP que ainda decorre em Nairobi.

“Na verdade, o senhor embaixador Georges Chikoti, pelas suas qualidades pessoais, a sua competência e longa experiência na arena internacional, parece-nos ser a escolha certa no momento certo e uma garantia de que teremos um secretariado dinâmico e actuante, compatível com as dinâmicas de um mundo marcado por rápidas transformações” – atestou Manuel Augusto. 

Para o chefe da diplomacia angolana, acaba-se de escolher e eleger um novo secretário-geral, que terá a capacidade de levar avante os objectivos, a agenda e o programa que são estabelecidos pela Cimeira de Chefes de Estado e de Governo do Grupo de Países ACP para os próximos cinco anos. 

Considerou a reunião um ponto de viragem para a organização, por ser dedicada à sua transformação visando um engajamento mais acentuado para o Multilateralismo. 

Agradeceu o empenho dos membros do Bureau, particularmente o seu presidente, a Papua Nova Guiné, por trabalharam incansavelmente para a escolha de um candidato de consenso que respondesse às necessidades da ACP em observância estrita dos termos de referência estabelecidos para este processo. 

Felicitou igualmente os candidatos do Malawi e do Zimbabwe que “lutaram até o fim e permitiram que a escolha do novo secretário-geral resultasse do reconhecimento da capacidade que a África Austral pôs ao serviço da nossa organização”. 

Georges Chikoti, embaixador de Angola na Bélgica, substitui o Patrick Gomes. Este último recebeu forte elogio do ministro Manuel Augusto “pelo excelente trabalho e capacidade de liderança que tem permitido ao Grupo Africano de Países ACP afirmar-se, cada vez mais, como uma plataforma incontornável no diálogo multilateral virado para o desenvolvimento económico e social”.

O anúncio da eleição de Georges Chikoti recebeu calorosa aclamação dos presentes e discursos de felicitação.

Georges Rebelo Pinto Chikoti assume as funções de secretário-geral a partir de Março de 2020, para um mandato que vai até 2025.

Assuntos Cimeira   Eleições  

Leia também
  • 07/12/2019 17:04:35

    Georges Chikoti é novo secretário-geral da ACP

    Nairobi - (Dos enviados especiais) - O embaixador de Angola na Bélgica, Georges Chikoti, foi eleito hoje (sábado), em Nairobi, secretário-geral do grupo África, Caraíbas e Pacífico (ACP), derrotando os candidatos do Malawi, Brave Rona Ndisale, e do Zimbabwe, Chifamba Tadeus Tafirenyika.

  • 10/11/2019 10:44:08

    Huíla: Adalberto da Costa Júnior desvaloriza "insultos" rivais

    Moçâmdes - O candidato a presidente da Unita Adalberto da Costa Júnior reafirmou no sábado no Namibe e na Huíla a necessidade de implementar uma nova dinâmica nas estruturas do seu partido, e desvalorizou insultos de rivais ao longo da campanha eleitoral.

  • 25/10/2019 00:58:06

    Angola faz diplomacia económica em Sochi

    Sochi (Dos enviados especiais) - O Presidente angolano, João Lourenço, dedicou quinta-feira, em Sochi, especial atenção à questão da diplomacia económica e da atracção de investidores, no último dia da agenda de trabalhos nesta cidade da Rússia.