Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

08 Dezembro de 2019 | 11h16 - Actualizado em 09 Dezembro de 2019 | 12h58

Julgamento de "Zenu" dos Santos inicia-se segunda-feira

Luanda - O julgamento do antigo presidente do Fundo Soberano de Angola, José Filomeno dos Santos "Zenu", inicia-se hoje, segunda-feira (9), na Câmara Criminal do Tribunal Supremo.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

José Filomeno dos Santos - antigo PCA do Fundo Soberano

Foto: Alberto Julião

Inicialmente marcado para 25 de Setembro, o julgamento sofrera adiamento a pedido do advogado do co-réu, Valter Filipe Duarte da Silva, ex-governador do Banco Nacional de Angola (BNA), que, na altura, alegou indisponibilidade.

O pedido do defensor de Valter Filipe Duarte da Silva foi aceite pelo Tribunal Supremo, que anuiu a remarcação do julgamento.

Sob Zenu dos Santos pesam acusações de branqueamento de capitais e peculato.

No mesmo processo, são arguidos Jorge Gaudens Pontes Sebastião e António Samalia Bule Manuel.

Transferência milionária

Na base do processo, está uma alegada transferência ilegal de 500 milhões de dólares norte-americanos do BNA para uma conta no Crédit Suisse de Londres, Inglaterra.

A transferência era uma espécie de pagamento avançado para uma empresa criada pelos arguidos, a fim de montar uma operação de financiamento para Angola, no valor de 30 mil milhões de dólares.

O plano assentava na constituição de um suposto Fundo de Investimento Estratégico e na utilização da empresa Mais Financial Services, S.A., como instrumento de actuação.

Assuntos Julgamento  

Leia também
  • 22/11/2019 12:38:51

    José Maria condenado a três anos de prisão

    Luanda - O Supremo Tribunal Militar condenou nesta sexta-feira a três anos de prisão o ex-chefe do Serviço de Inteligência e Segurança Militar (SISM), António José Maria "Zé Maria".

  • 19/11/2019 16:03:42

    Julgamento do antigo gestor de Viana reagendado para Janeiro

    Luanda - A Décima Secção Criminal de Viana, do Tribunal Provincial de Luanda, reagendou para o dia oito Janeiro de 2020, o julgamento do antigo administrador de Viana, Jeremias Dumbo, acusado de causar danos a edificação pertencente a outrem e usurpação de imóvel.

  • 20/09/2019 18:27:06

    Tribunal Supremo adia julgamento de "Zenu" dos Santos

    Luanda - O Tribunal Supremo adiou para data a designar o início do julgamento do antigo presidente do Fundo Soberano de Angola, José Filomeno dos Santos "Zenu", inicialmente marcado para 25 deste mês.