Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

12 Dezembro de 2019 | 05h09 - Actualizado em 12 Dezembro de 2019 | 12h18

Angola e RDC intensificam fiscalização na fronteira

Dundo - Os governos das províncias da Lunda Norte (Angola) e Kwango (República Democrática do Congo/RDC), acordaram quarta-feira, no Dundo, intensificar acções conjuntas de patrulhamento da fronteira comum, para mitigar a migração ilegal, contrabando de combustível e fuga ao fisco.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

LUNDA NORTE: TROCAS COMERCIAIS AO LONGO DA FRONTEIRA DE CANZAR

Foto: HÉLDER DIAS

LUNDA NORTE: TROCAS COMERCIAIS AO LONGO DA FRONTEIRA DE CANZAR

Foto: HÉLDER DIAS

O acordo resulta de um encontro de trabalho de dois dias na cidade do Dundo, entre o delegado provincial do Ministério do Interior, comissário Alfredo Lourenço (Nilo), do lado de Angola, e do Ministro Provincial do Interior, Segurança e Direitos Humanos, Munda Ngaand Tite, da República Democrática do Congo.

Segundo o comunicado final do encontro, as duas partes decidiram igualmente, efectuar o registo de cidadãos residentes ao longo da fronteira comum para sua identificação e localização, de modo a melhor a fiscalização e controlo dos cidadãos que entram e saem nas duas províncias.

Foi ainda acordado, a manutenção e construção de marcos fronteiriços, bem como a promoção de acções de sensibilização das populações residentes ao longo das fronteiras para que cumpram as normas internacionais sobre a migração.

As partes acordaram promover um encontro de alto nível, ainda este mês,  no posto  fronteiriço  de Shamajamo (RDC), entre os governadores das duas províncias vizinhas, acto que irá simbolizar a abertura oficial dos mercados do Marco 28, que será uma mais-valia para as trocas comerciais.

Leia também
  • 07/12/2019 14:49:33

    MPLA privilegia marketing político nas redes sociais

    Ndalatando - O MPLA, partido no poder em Angola, vai investir na formação contínua dos seus militantes para o uso correcto das redes sociais e reforço do marketing político pela via digital, visando adequar a actividade partidária ao contexto da globalização e uso das novas tecnologias, destacou a sua Vice-presidente, Luísa Damião.

  • 18/11/2019 19:10:01

    Governador quer administração dinâmica

    Dundo - O governador da província da Lunda Norte, Ernesto Muangala, apelou hoje, segunda-feira, aos gestores públicos locais, a pautar por uma administração dinâmica, onde a proactividade e a competência sejam tidas em conta no cumprimento das funções.

  • 14/11/2019 11:40:25

    ONU destaca solidariedade de Angola

    Dundo - O coordenador residente da Organização das Nações Unidas (ONU) em Angola, Paolo Balladelli, destacou, quarta-feira, no Dundo, o apoio do governo angolano no acolhimento dos refugiados da República Democrática do Congo (RDC), nos últimos dois anos.