Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

10 Dezembro de 2019 | 11h45 - Actualizado em 10 Dezembro de 2019 | 15h35

Angola acolhe próxima cimeira ACP

Nairobi - A República de Angola vai acolher a 10ª Cimeira dos países ACP, em 2022 - foi anunciado hoje, em Nairobi, Quénia, na cerimónia de encerramento da 9ª reunião de cúpula dessa organização.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Um ângulo da Marginal da cidade de Luanda

Foto: Francisco Miúdo

Os Chefes de Estado e de Governo dos países de África, das Caraíbas e do Pacífico (ACP) presentes na 9ª Cimeira escolheram a capital angolana, Luanda, como palco da próxima cúpula e remeteram a indicação da data definitiva à próxima sessão do Conselho de Ministros.

Na segunda-feira, o Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, diante de representantes dos países ACP, tinha manifestado a disponibilidade de Angola em acolher a 10ª Cimeira da organização.

Na cimeira ora terminada, Georges Chikoti foi eleito secretário-geral ACP, que deixa de ser designada grupo e passa a organização.

As cimeiras dos Estados ACP ocorrem em média a cada dois ou três anos em um Estado-Membro. Elas dão aos líderes da organização, com 79 membros, a oportunidade de rever os principais desenvolvimentos de interesse e preocupação os integrantes da mesma no cenário internacional em geral, e nos Estados ACP, em particular.

A primeira Cúpula de Chefes de Estado e de Governo dos países ACP foi realizada em Libreville, Gabão, em 6 e 7 de Novembro de 1997, durante a qual os seus líderes comprometeram-se em reunir-se regularmente.

Consequentemente, os ACP passaram a realizar a sua cúpula em média a cada dois anos.

De 25 a 26 de Novembro de 1999, reuniram-se em Santo Domingo (República Dominicana), em 18 e 19 de Julho de 2002, em Nadi (Fiji),  e de 23 a 24 de Junho de 2004, em Maputo (Moçambique).

Em 7 e 8 de Dezembro de 2006, a cimeira realizou-se em Cartum (Sudão), de 2 a 3 de Outubro de 2008, em Accra (Ghana), de 13 e 14 de Dezembro de 2012, em Malabo (Guiné Equatorial), e de 31 de Maio a 1 de Junho de 2016, em Port Moresby (Papua Nova Guiné).

A organização dos Estados da África, das Caraíbas e do Pacífico (ACP) foi criada pelo Acordo de Georgetown, em 1975. Os seus principais objectivos concentram-se no desenvolvimento sustentável de seus Estados-Membros e na sua integração gradual na economia global.

A coordenação das actividades da organização, no âmbito da implementação dos acordos de parceria ACP-UE, na consolidação da unidade e solidariedade entre os países ACP e no estabelecimento e consolidação da paz e estabilidade em uma sociedade livre e democrática são outros propósitos da organização.

Assuntos Cimeira  

Leia também
  • 10/12/2019 19:06:30

    Vice-PR agradece escolha de Angola para Cimeira ACP

    Nairobi (Dos enviados especiais) - O Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, agradeceu hoje, em Nairobi, aos participantes na reunião de cúpula dos países de África, Caraíbas e Pacífico (ACP), pela escolha de Angola, para a realização da 10ª Cimeira da organização.

  • 10/12/2019 05:48:47

    Cimeira de Nairobi encerra hoje

    Nairobi - Depois de seis dias de trabalhos, com reunião de peritos, primeiro, seguindo-se a 110ª sessão do Conselho de Ministros e outra Ministerial, a 9ª Cimeira do ACP é encerrada hoje em Nairobi, Quénia.

  • 09/12/2019 19:43:42

    Angola disposta a acolher próxima Cimeira do ACP

    Nairobi (Dos enviados especiais) - Angola está disponível a acolher a 10ª Cimeira do Grupo ACP - anunciou hoje, em Nairobi, Quénia, o Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa.