Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

09 Dezembro de 2019 | 19h43 - Actualizado em 10 Dezembro de 2019 | 09h33

Angola disposta a acolher próxima Cimeira do ACP

Nairobi (Dos enviados especiais) - Angola está disponível a acolher a 10ª Cimeira do Grupo ACP - anunciou hoje, em Nairobi, Quénia, o Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Bornito de Sousa em declarações a jornalistas angolanos

Foto: Alberto Juliao

O governante angolano fez este anúncio numa recepção organizada por Angola e destinada aos delegados da 9ª Cimeira do Grupo de Estados de África, Caraíbas e Pacífico (ACP).

Aos convivas, Bornito de Sousa expressou, em nome do Chefe de Estado angolano, João Manuel Gonçalves Lourenço, “os (...) agradecimentos pela confiança depositada no Senhor Embaixador Georges Chikoti, para exercer o cargo de secretário-geral do ACP, a partir de Março de 2020".

A propósito, reiterou a plena confiança no trabalho que o embaixador Georges Chikoti irá desenvolver ao longo do seu mandato de cinco anos (2020 a 2025), por um ACP transformado e engajado no multilateralismo.

O dirigente angolano sublinhou que, fruto da sua trajectória diplomática, “o dr. Chikoti tem o perfil ideal para a agenda de transformação e mudança do Grupo ACP”.

Da agenda da Cimeira consta, para terça-feira - dia do encerramento do evento -, o anúncio da data e local da próxima Cimeira da organização.

Bornito de Sousa encontra-se desde domingo em Nairobi, onde representa o Presidente João Lourenço na 9ª Cimeira do ACP.

Hoje, foi recebido pelo Presidente do Quénia, Uhuru Muigai Kenyatta, que manifestou interesse em aprofundar as relações de cooperação com Angola.

Assuntos Cimeira  

Leia também
  • 10/12/2019 11:45:18

    Angola acolhe próxima cimeira ACP

    Nairobi - A República de Angola vai acolher a 10ª Cimeira dos países ACP, em 2022 - foi anunciado hoje, em Nairobi, Quénia, na cerimónia de encerramento da 9ª reunião de cúpula dessa organização.

  • 10/12/2019 05:48:47

    Cimeira de Nairobi encerra hoje

    Nairobi - Depois de seis dias de trabalhos, com reunião de peritos, primeiro, seguindo-se a 110ª sessão do Conselho de Ministros e outra Ministerial, a 9ª Cimeira do ACP é encerrada hoje em Nairobi, Quénia.

  • 09/12/2019 17:09:23

    João Lourenço agradece eleição de Georges Chikoti

    Nairobi (Dos enviados especiais) - O vice-presidente da República, Bornito de Sousa, agradeceu, em nome do Chefe de Estado, João Lourenço, a confiança depositada pelo Grupo ACP no candidato angolano, Georges Chikoti, para o alto cargo de secretário-geral.