Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

10 Dezembro de 2019 | 17h26 - Actualizado em 10 Dezembro de 2019 | 17h26

Caso"500 milhões": Valter Filipe continua hospitalizado

Luanda - A sofrer de apneia do sono, o réu Valter Filipe, ex-governador do Banco Nacional de Angola, um dos implicados no Caso"500 milhões", continua hospitalizado.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Júri do caso 500 milhões

Foto: Rosário dos Santos

Réu no processo em que é julgado, também, o antigo presidente do Fundo Soberano, José Filomeno dos Santos “Zenu”, Valter Filipe sentiu-se mal e foi evacuado, de emergência, para o hospital, na sequência de uma crise respiratória, durante o primeiro dia de audiência e discussão do julgamento.

 “Valter Filipe está doente. Passou todo dia no soro. Ele sofre de apneia. É tão grave que pode morrer durante o sono”, disse o seu advogado, Sérgio Raimundo.

Para o advogado, apesar de ter sido levantada a medida de coação, com excepção do Termo de Identidade e Residência, podendo responder em liberdade, o arguido nunca se conseguiu deslocar ao exterior do país para tratamento, por estar privado do passaporte.

Enfatizou o facto de já ter escrito para a Provedoria de Justiça, a relatar o assunto, mas não obteve qualquer resposta.

Além de Valter Filipe e de "Zenu dos Santos, estão implicados no caso o ex-director do Departamento de Gestão de Reservas do BNA, António Samalia Bule, e o empresário Jorge Gaudens.

Os quatro réus respondem na Câmara Criminal do Tribunal Supremo por uma alegada transferência ilegal de USD 500 milhões do Banco Nacional de Angola (BNA) para uma conta no Crédit Suisse de Londres, Inglaterra

No processo, Valter Filipe vem acusado dos crimes de peculato, branqueamento de capitais e burla por defraudação.

José Filomeno dos Santos e os outros dois vêm acusados dos crimes de tráfico de influência, branqueamento de capitais e burla por defraudação.

O Julgamento retoma quarta-feira, dia 11 de Dezembro.

Apneia do sono é um distúrbio do sono caracterizado por episódios repetitivos de pausas de respiração ou períodos de respiração pouco profunda durante o sono. As pausas podem ocorrer várias vezes por noite e causam, frequentemente, dessaturação de oxigénio.

Assuntos Política   Tribunal Supremo  

Leia também
  • 10/12/2019 16:07:47

    Governo cria instituto para investigação científica

    Luanda - Um instituto superior público vocacionado para a investigação científica vai ser criado no decurso do próximo ano, anunciou, nesta terça-feira, o ministro da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Jesus Maiato.

  • 09/12/2019 20:51:30

    Ministro da Justiça realça esforços no combate à corrupção

    Luanda - O ministro da Justiça e do Direitos Humanos, Francisco Queirós, enalteceu nesta segunda-feira, em Luanda, o esforço do Executivo no combate à corrupção, um mal que provoca a destruição do sistema económico, social, político e moral do país.

  • 09/12/2019 20:25:06

    Valter Filipe evacuado para o hospital

    Luanda - O réu Valter Filipe, ex-governador do Banco Nacional de Angola, implicado no "Caso USD 500 milhões", foi evacuado hoje, de emergência, para o hospital, na sequência de uma crise respiratória, durante a primeira sessão de audiência e discussão do julgamento.