Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

09 Dezembro de 2019 | 20h50 - Actualizado em 10 Dezembro de 2019 | 12h39

Luzia Inglês distinguida com medalha da Ordem Ana Betancourt

Luanda - A secretária-geral da Organização da Mulher Angolana (OMA), Luzia Inglês "Inga", recebeu hoje, em Luanda, a Medalha da Ordem "Ana Betancourt", num evento organizado pela Federação das Mulheres Cubanas.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Luzia Inglês distinguida com a Ordem "Ana Betancourt"

Foto: Henri Celso

A atribuição da maior distinção conferida a cidadãs cubanas ou estrangeiras deveu-se ao facto de Luzia Inglês possuir uma extensa trajectória revolucionária e ter participado, activamente, na luta pela Independência de Angola.

Foi ainda distinguida pelo seu contributo, entrega e consagração permanente ao trabalho e a Pátria, sendo, por isso, uma referência às novas gerações de jovens de Angola, de África e do mundo, em geral.

“Luzia Inglês é uma mulher influente (…), pela sua hierarquia, entrega e dedicação às causas justas do seu país e do mundo, tendo, por isso, um grande prestígio nacional e internacional”, sublinhou Irene Weba, membro do conselho de honra.
 
De acordo com Irene Weba, o mérito e prestígio de Luzia Inglês tornam-na um exemplo de autoridade na Organização Pan-Africana de Mulheres.
 
Para a secretária-geral da OMA, a medalha tem significado muito especial, pois representa uma figura excepcional da luta pela independência de Cuba.
 
“Mulheres como Ana Betancourt multiplicam-se em Cuba”, disse, realçando o facto de as cubanas estarem presentes em todas as frentes da vida social do seu país.
 
Segundo Luiza Inglês, estas conquistas foram, também, alcançadas pela OMA, especialmente na defesa dos direitos da mulher e da família, no combate à violência, bem como disseminação de valores cívicos.

Assuntos OMA  

Leia também
  • 30/11/2019 17:46:17

    OMA deve assumir maior protagonismo na sociedade - Luísa Damião

    Luanda - A Organização da Mulher Angolana (OMA) deve continuar a assumir cada vez mais maior protagonismo na sociedade e desenvolver iniciativas que estimulem a participação das mulheres nos grandes desafios vindouros, afirmou hoje, a vice-presidente do MPLA, Luísa Damião

  • 08/09/2019 15:38:54

    OMA quer mais engajamento no combate à corrupção

    Uíge - A secretária-geral adjunta da OMA, Maria Isabel Malunga Mutunda, pediu sábado, as membros da organização para terem maior engajamento nas tarefas de combate à corrupção, bajulação, nepotismo, violência doméstica e outros males, para o bem-estar da sociedade angolana.

  • 20/05/2019 19:06:32

    OMA elege candidatas ao Comité Central do MPLA

    Luanda - As participantes a VI Reunião Ordinária do Comité Nacional da OMA elegeram esta segunda-feira, em Luanda, 10 candidatos a membro do Comité Central do MPLA, com 151 votos a favor, correspondente a 86 porcento, do total dos votos válidos (176).