Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

19 Dezembro de 2019 | 18h21 - Actualizado em 20 Dezembro de 2019 | 09h32

África do Sul redefine estatuto para angolanos

Luanda - As autoridades sul-africanas convidaram, quarta-feira, os cidadãos angolanos residentes naquele país com estatuto de refugiados e exilados a trocarem a sua condição até 2021, sob risco de serem expulsos.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Um ângulo da Cidade de Joanesburgo, África do Sul (arquivo)

Foto: Pedro Parente

O convite, fundamentado por razões de Segurança Nacional, é extensivo aos angolanos sem documentos que devem, nos próximos dois anos, regularizar a sua situação junto das instituições do Ministério da Justiça de Angola.

Os Serviços de Imprensa da Embaixada de Angola na África do Sul refere, em nota, que o estatuto definido contempla três categorias, designadamente de residente, trabalhador e estudante.

A nota, a que a Angop teve acesso nesta quinta-feira, indica que a informação foi prestada à Embaixada de Angola por uma comissão multissectorial dos ministérios dos Assuntos Internos e das Relações Internacionais e Cooperação da África do Sul.


Citada pelos Serviços de Imprensa da Missão Diplomática de Angola, a mesma comissão refere que o Visto Especial, concedido à
angolanos com estatuto de exilado, não será prorrogado depois de 2021, porque o país goza de estabilidade política, económica e social.

O conselheiro Eduardo Kôndwa considerou “muito produtivo” o encontro a comissão multissectorial uma vez que vai permitir às autoridades angolanas, por via da Embaixada em Pretória, adequar as suas políticas de legalização dos angolanos emigrantes na África do Sul às leis daquele país.

Leia também
  • 19/12/2019 14:47:20

    Arte da Negociação elege Georges Chikoti

    Luanda - A recente cimeira do ACP de Nairobi, Quénia, apresentou resultados positivos para Angola, mas o seu alcance foi fruto de um desgastante trabalho diplomático, que exigiu um apurado desempenho na Arte da Negociação.

  • 19/12/2019 11:25:58

    Presidente inaugura Centralidade do Zango 5

    Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, inaugurou nesta quinta-feira, em Luanda, a Centralidade do Zango 5, um projecto habitacional com 7.964 moradias.

  • 19/12/2019 10:05:18

    Síntese das principais notícias

    Luanda - A Agência Angola Press, Angop E.P, incluiu na sua emissão das últimas 24 horas, entre outros, os seguintes assuntos: