Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

20 Dezembro de 2019 | 22h25 - Actualizado em 20 Dezembro de 2019 | 22h36

Polícia Nacional detém 19 cidadãos por "arruaça" no Huambo

Huambo - Dezanove cidadãos foram detidos hoje, sexta-feira, pela Polícia Nacional (PN), na província do Huambo, acusados de "arruaça" no centro da cidade e agressões às forças da ordem.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

De acordo com um comunicado da Polícia Nacional, chegado à Angop, o facto ocorreu na manhã desta sexta-feira, quando um grupo de cerca de 60 cidadãos, licenciados e desmobilizados das FAA, interditou durante meia hora algumas ruas e protagonizou acções de arruaça, com o arremesso de pedras, paus, queima de pneus e destruição de contentores de lixo.

Os manifestantes reclamavam do processo de selecção para o ingresso na Polícia Nacional, o que levou a uma reacção das forças da ordem para repor a normalidade da situação.

O documento acrescenta ainda que, não satisfeitos com a presença policial, os mesmos, que pretendiam chegar ao Palácio Provincial, arremessaram pedras contra os agentes destacados no local e os seus meios, numa acção que resultou no ferimento de um agente e de três manifestantes, que acabaram por receber tratamento médico no Hospital Militar Regional.

A Polícia Nacional dá ainda conta que estes cidadãos, que reclamam por ingresso nesta corporação, tinham sido reprovados nos testes realizados, por não preencherem os requisitos exigidos para o seu quadro de pessoal.

Por este motivo, a delegação local do Minint apelou a população a manter-se calma e chamou a atenção dos cidadãos licenciados e desmobilizados das FAA de que o ingresso na Polícia Nacional não é automático, obedecendo a critérios próprios de selecção de pessoal de um órgão de segurança pública.

Localizada na região do Planalto Central de Angola, a província do Huambo possui uma extensão territorial de 35.771 quilómetros quadros e uma população de dois milhões, 519 mil e 309 habitantes, distribuídos em 11 municípios.

Assuntos Província » Huambo  

Leia também
  • 20/12/2019 15:09:05

    Receitas no sector da Justiça no Huambo registam decréscimo

    Huambo - As receitas do sector da Justiça e dos Direitos Humanos na província do Huambo, ao longo do ano de 2019, estão cifradas em 259 milhões, 513 mil e 56 kwanzas, menos sete por cento em relação ao período análogo anterior, de acordo com o delegado local da Justiça e dos Direitos Humanos, Ernesto Estêvão Pedro.

  • 18/12/2019 18:05:10

    JMPLA lança Brigada Juvenil de Moralização da Sociedade

    Huambo - O Secretariado Nacional da JMPLA procedeu hoje, quarta-feira, na cidade do Huambo, o lançamento, a nível do país, da Brigada Juvenil de Moralização da Sociedade, com a indicação do coordenador nacional e a constituição da organização nesta província.

  • 17/12/2019 15:55:52

    Joana Lina reconhece contributo da RMC na edificação do Exército

    Huambo - A governadora do Huambo, Joana Lina, reconheceu hoje (terça-feira), nesta cidade, o contributo da Região Militar Centro (RMC) no projecto de edificação e modernização do Exército, em tempo de paz, apesar da exiguidade de meios técnico-materiais.