Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

15 Março de 2019 | 09h01 - Actualizado em 15 Março de 2019 | 12h48

Angola assinala dia da Expansão da Luta de Libertação Nacional

Luanda - Angola assinala, nesta sexta-feira, o 15 de Março, Dia da Expansão da Luta de Libertação Nacional.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Esta efeméride foi instituída a 10 de Agosto de 2018 depois da aprovação, pelo Parlamento Angolano, da Proposta de Lei de Alteração à Lei dos Feriados Nacionais, Locais e Datas de Celebração Nacional.

Enquadrada nas datas de celebração nacional, o Dia da Expansão da Luta de Libertação Nacional serve para lembrar o ataque perpetrado por angolanos afectos ao embrião da União dos Povos de Angola (UPA) no Norte de Angola.

Naquela acção, iniciada no dia 15 de Março de 1961, foi desencadeada uma vaga de ataques no Norte de Angola que visou esquadras policiais, postos administrativos e fazendas de colonos portugueses, onde trabalhavam em péssimas condições angolanos.

Da acção resultou a morte de centenas de colonos nas regiões dos Dembos, Nambuangongo, província do Bengo, e na fronteira com a actual República Democrática do Congo.

A natureza violenta evidenciada nestes actos deu azo a que o presidente do Conselho de Ministros do governo do Estado Novo (Portugal), António de Oliveira Salazar, ordenasse uma repressão sobre qualquer movimento nacionalista e as populações indefesas angolanas, enviando destacamentos militares para o território ocupado pela UPA, que teve como bastião a região de Nambuangongo.

Em consequência, ficou célebre a frase pronunciada por Salazar naquela ocasião: “Para Angola todos e em força”.

A acção que tirou a vida a 800 portugueses e  angolanos determinou o envio em massa de militares para Angola.

No mesmo dia dos ataques, António de Oliveira Salazar ordenou a partida de quatro companhias de caçadores para reforço da guarnição de Angola.

Assuntos Efeméride  

Leia também
  • 13/03/2019 23:35:13

    Aberta no Uíge jornada alusiva aos 40 anos do Serviço Penitenciário

    Uíge - O Comando do Serviço Penitenciário no Uíge procedeu hoje, quarta-feira, à abertura das jornadas alusivas aos 40 anos da sua existência, a assinalarem-se a 20 de Março, numa cerimónia presidida pelo director provincial deste órgão do Ministério do Interior (MINIT), Subcomissário prisional Simão Baki.

  • 02/03/2019 10:30:57

    Visita do primeiro-ministro santomense e crise na CASA-CE dominam semana

    Luanda - A visita do primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, Jorge Bom Jesus, e crise que levou a destituição do presidente da coligação partidária CASA-CE, Abel Chivukuvuku, dominaram o noticiário político nacional na semana que termina neste sábado.

  • 28/02/2019 09:05:54

    Polícia Nacional assinala 43 anos de existência

    Luanda - A Polícia Nacional (PN), órgão do Ministério do Interior, comemora nesta quinta-feira, 28 de Fevereiro, o seu 43º aniversário, tendo como desafio a redução da criminalidade no país que se transforma e refina seu modo de actuação, num lado, e noutro embrutece-se, tornando-se mais violenta.