Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

12 Março de 2019 | 23h57 - Actualizado em 12 Março de 2019 | 23h56

Angola solicita auxílio à UE e Portugal para registo populacional

Luanda - O ministro angolano da Justiça, Francisco Manuel Queiroz, solicitou à União Europeia (UE) e a Portugal ajuda para o registo populacional, um dos grandes desafios rumo ao progresso.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Francisco Queiroz, Ministro da Justiça e dos Direitos Humanos (Arquivo)

Foto: JOAQUINA BENTO

Esta solicitação foi feito durante uma entrevista exclusiva concedida à Euronews, tendo referido que um dos grandes problemas que afecta o desenvolvimento do país é o débil sistema de registo das populações.

A Portugal, Angola pede a experiência, enquanto à União Europeia se quer o apoio financeiro, disse.

De acordo com o governante, se o sistema do registo não estiver resolvido, o país terá muita dificuldade, e um apoio da União Europeia nesse sentido, passando sempre por Portugal, seria uma mais-valia e ficaria marcado de forma indelével nas relações entre Angola e a União Europeia.

As declarações do ministro foram proferidas em Lisboa, no mesmo dia em que decorria na capital angolana, Luanda, a quarta reunião Angola-União Europeia, no âmbito do programa "Caminho Conjunto". À margem do encontro foram assinados três acordos de financiamento por parte de Bruxelas, no valor de 22 milhões de euros.

A verba destina-se a programas na área das finanças públicas e governação, ensino superior e aos mecanismos de diálogo.

A população angolana, segundo o Censo realizado em 2014, está constituída por 25 milhões 789 mil e 24 habitantes, dos quais seis milhões 945 mil e 386 vivem na capital do país, Luanda. Deste universo populacional, 12 milhões 499 mil 041 são homens e 13 milhões 289 mil 983 mulheres.

Assuntos Cooperação  

Leia também
  • 12/03/2019 14:18:28

    Reformas de João Lourenço agradam os EUA - diplomata americano

    Luanda - Os Estados Unidos da América (EUA) reafirmaram nesta terça-feira estar positivamente surpreendidos com as reformas e o combate à corrupção encetados pelo Presidente da República de Angola, João Lourenço.

  • 11/03/2019 13:51:21

    Angola defende parceria com Finlândia

    Luanda - O ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, defendeu nesta segunda-feira, em Luanda, o desenvolvimento de parcerias privadas ou público-privadas mutuamente vantajosas com a Finlândia.

  • 09/03/2019 18:18:19

    Presidente de Portugal realça acordos com Angola

    Luanda - O Presidente da República portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, reafirmou hoje, sábado, em Luanda, o compromisso com o reforço da cooperação com o Estado angolano para a implementação dos 35 acordos celebrados entre os dois países.