Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

15 Março de 2019 | 16h29 - Actualizado em 15 Março de 2019 | 16h34

FNLA apela à valorização dos nacionalistas angolanos

Saurimo - A necessidade dos angolanos valorizarem cada vez mais a bravura, coragem e a determinação dos nacionalistas que lutaram para a expulsão do colonialista, foi defendido hoje, sexta-feira, em Saurimo (Lunda Sul), pelo secretário provincial da Frente de Libertação de Angola (FNLA), Luís André.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O  político teceu tais considerações durante um acto de massa, realizado nesta cidade, em alusão ao dia 15 de Março (data que marca o início da expansão da Luta Armada de Libertação Nacional), tendo aproveitado o momento para apelar aos jovens a informarem-se mais sobre o papel dos nacionalistas.

Sublinhou que comemorar a data é um símbolo de reconhecimento daqueles que se distinguiram pela coragem e bravura em prol da defesa do solo pátrio, uma vez que muitos angolanos não tinham noção de que um dia Angola seria libertado do colonialismo.

Lembrou aos presentes que o dia 15 de Março foi ainda marcado com o início do massacre levado a cabo pelos portugueses, aos pastores protestantes e expulsão de missionários acusados de favorecer os nativos que pretendiam libertar Angola.

“Tal prática de massacre levado a cabo pelo colono resultou a morte de centenas deles em várias regiões, com maior realce nos Dembos, Nambuangongo, Cuanza Norte e na fronteira com a actual República Democrática do Congo”, enfatizou.

A efeméride foi instituída a 10 de Agosto de 2018 depois da aprovação, pelo Parlamento Angolano, da Proposta de Lei de Alteração à Lei dos Feriados Nacionais, Locais e Datas de Celebração Nacional.

Leia também
  • 15/03/2019 06:06:09

    MPLA aprova código de ética partidária

    Luanda - Com objectivo de regular o comportamento dos militantes, quadros e dirigentes do partido, o MPLA aprovou quinta-feira o seu código de ética partidária, durante a 4ª reunião ordinária do secretariado do Bureau Politico, realizada em Luanda.

  • 15/03/2019 00:19:35

    Efectivos da PN capacitados sobre atitudes de valorização e respeito a lei

    Ndalatando - Mais de trezentos efectivos do Comando Provincial da Polícia no Cuanza Norte participam desde quinta-feira (14) de uma acção formativa, virada à elevação das atitudes e valores dos agentes da corporação, visando o respeito a lei durante o desempenho da função policial, constatou a Angop.

  • 14/03/2019 19:34:20

    UNITA reafirma apoio as acções que visam a consolidação da paz

    Saurimo - O secretário provincial da UNITA na Lunda Sul, Virgílio Samussongo, reafirmou hoje, quinta-feira, em Saurimo, que o partido vai continuar a apoiar as acções que visam a consolidação da paz, unidade, reconciliação e a construção de um Estado verdadeiramente democrático e de direito em Angola.