Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

22 Março de 2019 | 20h16 - Actualizado em 22 Março de 2019 | 20h50

Cuba reafirma apoio à recuperação económica de Angola

Luanda - O vice-presidente do Conselho de Estado e de Ministros de Cuba, Salvador Valdes Mesa, reafirmou hoje (sexta-feira), em Luanda, o compromisso de o seu país cooperar na recuperação económica de Angola.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Foto oficial do Presidente da República João Lourenço

Foto: Cedida pela fonte

O governante, que está em Angola para participar nas comemorações da Batalha do Cuito Cuanavale, a assinalar-se sábado, afirmou que, no quadro da cooperação bilateral, mais de dois mil técnicos cubanos trabalham no território angolano.
 
À saída de uma audiência concedida pelo Presidente da República, João Lourenço, fez saber que a Batalha do Cuito Cuanavale tem um significado transcendental, por ter “forçado” o antigo regime de segregação racial da África do Sul (Apartheid) a sentar-se à mesa das conversações, o que permitiu proclamar a independência da Namíbia.

A batalha, ocorrida de 15 de Novembro de 1987 a 23 de Março de 1988, na província do Cuando Cubango, colocou em confronto militares das ex-Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (Fapla), das Forças Revolucionárias de Cuba (FAR), da União Nacional para a Independência Total de Angola (Unita) e do exército sul-africano.
 
O confronto terminou com o triunfo das Fapla, apoiadas pelas FAR.
 
“Para Cuba, constitui uma grande honra ter participado na batalha para a pacificação da África Austral”, declarou Salvador Mesa.
 
Cooperação Angola e Cuba
 
À luz da ajuda militar por parte dos internacionalistas cubanos (1974-1991), as relações bilaterais entre Angola e Cuba transformam-se, paralelamente, numa longa cooperação em vários domínios.
 
Apesar do abrandamento registado entre 1991 e 2002, as relações diplomáticas entre os dois países mantêm a vitalidade, desde que foram estabelecidas a 15 de Novembro de 1975.
 
O primeiro convénio entre Angola-Cuba remonta de Fevereiro de 1976 e versou os sectores da Saúde e da Educação, tendo ocorrido, até ao momento, a passagem de profissionais cubanos do ramo por várias províncias de Angola.

Leia também
  • 23/03/2019 19:20:30

    Presidente da República já em Luanda

    Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, chegou ao princípio da noite de hoje, sábado, a Luanda, proveniente do Cuito Cuanavale, província do Cuando Cubango, onde participou com os homólogos do Congo, Namíbia, Zâmbia e RD Congo das actividades comemorativas do 23 de Março, Dia da Libertação da África Austral.

  • 23/03/2019 18:49:20

    SADC condecora heróis do Cuito Cuanavale

    Cuito Cuanavale - Diversos heróis da Batalha do Cuito Cuanavale foram condecorados este sábado, na vila com o mesmo nome, província do Cuando Cubango, por terem contribuído para a libertação da África Austral do regime de segregação racial, antes vigente na África do Sul.

  • 23/03/2019 17:16:19

    PR deixa Cuito Cuanavale

    Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, deixou na tarde deste sábado (22) a vila do Cuito Cuanavale, província do Cuando Cubango, de regresso a Luanda.

  • 22/03/2019 20:40:43

    PGR recupera activos do Fundo Soberano

    Luanda - A Procuradoria-Geral da República (PGR) recuperou os activos do Fundo Soberano de Angola que se encontravam sob gestão da Quantum Global, empresa de Jean Claude de Morais Bastos.