Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

23 Março de 2019 | 18h49 - Actualizado em 23 Março de 2019 | 18h49

SADC condecora heróis do Cuito Cuanavale

Cuito Cuanavale - Diversos heróis da Batalha do Cuito Cuanavale foram condecorados este sábado, na vila com o mesmo nome, província do Cuando Cubango, por terem contribuído para a libertação da África Austral do regime de segregação racial, antes vigente na África do Sul.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Presidente da Republica Condecora Heróis da Batalha do Cuito Cuanavale

Foto: Gaspar dos Santos



Entre os condecorados da batalha de há 31 anos, estão, a título póstumo, o general José Domingos Cordeiro Baptista “Ngueto” (medalha Mérito Militar -1ª classe) e o antigo administrador do Cuito Cuanavale, António Dias (medalha Ordem Civil do 1º grau).

As condecorações estenderam-se entre os vivos, num total de 30 pessoas. Nesse grupo as medalhas foram de Mérito de Segunda e Terceira Classes.
 
Os representantes da República de Cuba e da Federação  Russa, países "intervenientes" na batalha, foram condecorados com a Medalha de Mérito Militar do Primeiro Grau.
 
Na ocasião, o governador do Cuando Cubango, Pedro Mutindi, destacou a concretização do 23 de Março na SADC como Dia de Libertação da África Austral.

Já o presidente do Fórum dos Combatentes da Batalha do Cuito Cuanavale, António Valeriano, também condecorado, realçou o facto da batalha ter alterado a geo-política da África Austral.
 
A efeméride tem na base o fim da Batalha do Cuito Cuanavale, uma das mais duras da guerra que o país enfrentou. A data é feriado regional na Comunidade para Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Leia também
  • 23/03/2019 17:16:19

    PR deixa Cuito Cuanavale

    Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, deixou na tarde deste sábado (22) a vila do Cuito Cuanavale, província do Cuando Cubango, de regresso a Luanda.

  • 23/03/2019 16:45:21

    SADC reafirma comemoração do 23 de Março

    Cuito Cuanavale - O Presidente em exercício da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), Hage Geingob, reafirmou, este sábado, que o 23 de Março representa os anseios do povo que lutou para a libertação da região e a sua comemoração será perpétua.

  • 23/03/2019 10:51:51

    Presidente Mnangagwa desembarca no Cuito Cuanavale

    Cuito Cuanavale - O Presidente do Zimbabwe, Emmerson Mnangagwa, desembarcou, na manhã deste sábado, na vila do Cuito Cuanavale, província do Cuando Cubango, para participar na comemoração do Dia de Libertação da África Austral.