Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

23 Março de 2019 | 15h57 - Actualizado em 23 Março de 2019 | 15h57

PR considera Cuito Cuanavale património da África Austral

Cuito Cuanavale - O Presidente da República, João Lourenço, considerou a localidade do Cuito Cuanavale, província do Cuando Cubango, um património histórico dos povos da África Austral.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Presidente da República, João Lourenço.

Foto: Gaspar dos Santos

Trata-se da localidade onde, entre os anos de 1987 e 1988, se desenrolou a Batalha do Cuito Cuanavale, que abriu caminhou à queda do Apartheid (regime de segregação racial) na África do Sul e independência da Namíbia.

Ao discursar, neste sábado, no acto que assinalou o Dia da Libertação da África Austral (23 de Março), o Chefe de Estado angolano afirmou que a batalha quebrou o mito de invencibilidade do exército do antigo regime de segregação racial da África do Sul.

Na presença dos homólogos da Namíbia, Congo, Zimbabwe e RD Congo, João Lourenço falou da libertação de Nelson Mandela, pelo regime do Apartheid, bem como das consequências da histórica batalha.

Na sua intervenção, destacou o contributo prestado, no quadro da batalha, pelos governos de Cuba e da Rússia.

Disse que foi necessário fazer frente aos perigos da política militarista e expansionista do Apartheid para garantir o progresso e bem-estar da região.

Foi nesse contexto, prosseguiu o Presidente, que os países da linha da frente decidiram criar a 1 de Abril de 1980, na Zâmbia, a Conferência para a  Coordenação e Desenvolvimento da África Austral.

A organização tinha como fim harmonizar as políticas económicas dos países da África Austral (SADCC), para reduzir a sua dependência do regime do Apartheid, que defendia a supremacia racial.

Sublinhou ter sido com esse espírito que a SADCC evoluiu para Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC).  

Segundo o Presidente João Lourenço, é nesse quadro de irmandade e solidariedade que o 23 de Março deve ser celebrado pelas gerações do presente e futuro.

Na sua intervenção, realçou que a vitória comum dos povos da região contra o Apartheid remonta dos anos 60, quando a Tanzânia e a Zâmbia acolheram o MPLA (Angola),  a Frelimo (Moçambique) e a ZANU (Zimbabwe).

No território tanzaniano esses antigos movimentos de libertação dos respectivos países treinaram os seus combatentes e organizaram a luta armada que culminou com a independência desses países na década de 70, adiantou.

Durante o acto também usou da palavra o Presidente da República da Namíbia e em exercício da SADC, Hage Geingob.

A efeméride tem na base o fim da Batalha do Cuito Cuanavale, uma das mais duras da guerra que o país enfrentou. A data é feriado regional na Comunidade para Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Antes do acto, os presidentes de Angola, Congo, Namíbia, Zâmbia, RD Congo, bem como representantes da África do Sul, Cuba, Rússia e Moçambique depositaram uma coroa de flores nos monumentos dos heróis da Batalha do Cuito Cuanavale.

Assuntos SADC  

Leia também
  • 24/03/2019 12:37:44

    Bornito de Sousa na África do Sul para cimeira da SADC

    Johanesburgo - (Dos enviados especiais) - O Vice-presidente da República, Bornito de Sousa, desembarcou, ao início da tarde deste domingo (24), no aeroporto Internacional Oliver Tambo, em Johanesburgo (África do Sul) para participar na cimeira extraordinária da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) em solidariedade à República Árabe Saharaui Democrática (RASD).

  • 23/03/2019 16:45:21

    SADC reafirma comemoração do 23 de Março

    Cuito Cuanavale - O Presidente em exercício da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), Hage Geingob, reafirmou, este sábado, que o 23 de Março representa os anseios do povo que lutou para a libertação da região e a sua comemoração será perpétua.

  • 21/03/2019 19:43:09

    SADC celebra feriado em homenagem aos heróis do Cuito Cuanavale

    Menongue - Trinta e um anos depois, os cidadãos da África Austral passam a celebrar o 23 de Março como feriado regional, data que assinala a derrota do regime fascista sul-africano (apartheid), resultante de um confronto travado no sudeste angolano, na fronteira com a Namíbia, no município do Cuito Cuanavale (Cuando Cubango).