Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

30 Março de 2019 | 20h22 - Actualizado em 30 Março de 2019 | 20h22

Moxico: Presidente da UNITA satisfeito com combate à corrupção

Luena - O presidente da Unita, Isaías Samakuvua mostrou - se hoje, sábado, no Luena, satisfeito com o empenho do executivo angolano no combate à corrupção, nepotismo, impunidade e a bajulação, pelo facto, desses males terem prejudicado bastante a sociedade.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Moxico: Presidente da UNITA, Isaías Henriques Ngola Samakuva

Foto: Kinda kyungu

O dirigente político que falava à imprensa no final da visita de trabalho de ao Moxico, elogiou o envolvimento do presidente da república, João Lourenço,  nessa acção,  e o encorajou a continuar a cruzada.

“Não queremos esconder a nossa satisfação pelo facto de que esses males agora parecem terem sido identificados por todos”, disse o presidente da Unita, recomendando o seu combate sério na prática.

Quanto a realização das eleições autárquicas previstas para 2020, o líder da Unita disse haver uma lentidão no processo de preparação, mais destacou a previsão do inicio nos próximos dias do debate na Assembleia Nacional (AN) sobre o respectivo pacote legislativo.

No entanto, manifestou o desejo de ver as eleições autárquicas a serem realizadas de uma forma pacífica, responsável e abrangente, sem que a maioria parlamentar utilize a sua força para impor as leis e prejudicar o processo que considerou de muito importante para a vida do país.

O presidente do maior partido da oposição no país, exigiu que haja diálogo, aceleração e a tomada de mediadas consensuais para permitir os cidadãos eleger os seus dirigentes livremente.

Disse que durante o debate realizado com os estudantes do Instituto Superior Politécnico Privado “Walinga” do Luena, ficou com a impressão de que há um desejo enorme e ansiedade de se saber o que é o processo das autarquias.

Lamentou o facto de haver pouca interacção com a sociedade no sentido de se explicar devidamente o verdadeiro significado das autarquias e as suas vantagens.

Ao sugeriu que esse trabalho seja feito nos próximos tempos, fez saber que a Unita orientou a direcção  do partido no sentido de disseminar a informação nas suas estruturas e posteriormente esclarecer os cidadãos para que saibam decidir.

Sobre a exumação e inumação dos restos mortais de Jonas Savimbi, explicou que o processo está em curso, acrescentando que se aguarda pelo resultado das amostras recolhidas para que toda  a gente tenha a certeza e depois realizar um funeral condigno na terra natal do lider político.

Ao avaliar o desempenho do partido, disse sair do Moxico satisfeito, por ter cumprido com o programa e encontrou avanços significativos e visíveis, fruto do trabalho realizado pelos militantes.

Durante a sua permanecia no Luena, Isaías Samakuvua realizou um acto de massa,  manteve encontro de cortesia com membros do governo provincial, participou em debate com estudantes universitários, visitou a comuna do Lucusse, bem como reuniu-se  com a direcção e os militantes do partido  

.

Leia também
  • 30/03/2019 17:45:26

    MPLA exorta mulher a apostar na formação

    Saurimo - A importância da formação académica e profissional foi destacada hoje, sábado, em Saurimo (Lunda Sul), pelo segundo secretário provincial do MPLA, João Cassongo da Cruz, no encerramento da jornada Março Mulher.

  • 30/03/2019 16:22:21

    Malanje: Magistrados do Ministério público continuam inseguros na província

    Malanje - O subprocurador-geral da República em Malanje, Carlos dos Santos, considerou hoje (sábado), que continua a reinar um clima de insegurança no seio dos magistrados do Ministério Públicos na província, por indícios de perseguição aos procuradores que investigam casos de corrupção.

  • 29/03/2019 19:00:26

    UNITA "avalia" assistência aos antigos combatentes

    Luena - O trabalho desenvolvido pelo Executivo angolano para a melhoria da assistência aos antigos combatentes e veteranos da pátria mereceu, nesta sexta-feira, uma avaliação favorável do presidente da UNITA, Isaías Samakuvua.