Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

25 Março de 2019 | 14h05 - Actualizado em 25 Março de 2019 | 15h40

SADC sublinha carácter histórico da cimeira sobre RASD

Pretória (Dos enviados especiais) - A presidente do Conselho de Ministros da SADC, Natumbo Nandi-Ndaitwa, sublinhou nesta segunda-feira, em Pretória, África do Sul, o carácter histórico da Cimeira em Solidariedade com o Sahara Ocidental, que a capital sul-africana acolhe terça-feira (26).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

África do Sul: presidente do Conselho de Ministros da SADC, Natumbo Nandi-Ndaitwa

Foto: Henri Celso

Na abertura da reunião do Conselho de Ministros da organização, a também ministra das Relações Internacionais e da Cooperação da Namíbia sublinhou que a cimeira contribuirá para a consolidação da paz no continente.

Na reunião, em que a delegação angolana foi chefiada pelo secretário de Estado das Relações Exteriores, Téte António, Natumbo Nandi-Ndaitwa afirmou que o encontro é um reconhecimento à importância da solidariedade internacional nos países membros da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC).

A dirigente, que também é vice-primeiro-ministra da Namíbia, exortou às autoridades marroquinas a implementarem o plano das Nações Unidas, que prevê a realização de um referendo no Sahara Ocidental.

Na mesma sessão, a chefe da diplomacia sul-africana, Lindiwe Sisulu, informou que o apoio à causa da República Árabe Saharaui Democrática (RASD) vai prosseguir até que o último país do continente se torne livre.

Um dos momentos mais aguardados, na reunião ministerial foi o da intervenção do ministro dos Negócios Estrangeiros da RASD, Mohamed Salem Ould Salek, que considerou a cimeira dedicada ao seu país, uma demonstração de que a África está ligada aos princípios da fundação da organização continental.

Mohamed Salem Ould Salek criticou o comportamento duplo da comunidade internacional, que tem “abandonado” a questão do Sahara Ocidental.

Denunciou a existência de vários casos de violações dos direitos do povo saharaui e de outros abusos por parte de Marrocos no território saharaui.

A reunião ministerial desta segunda-feira está a preparar a agenda da cimeira da organização em solidariedade com a RASD, onde o vice-presidente da República, Bornito de Sousa, irá representar o Chefe de Estado angolano, João Lourenço.

Da agenda de trabalho destaque para a abordagem sobre o papel da comunidade internacional que deverá assegurar a execução das resoluções e decisões da ONU e da UA sobre o Sahara Ocidental.

Em cooperação com a União Africana, os Chefes de Estado e de Governo da SADC procuram contribuir para assegurar o direito à autodeterminação da RASD, ocupada desde 1975 por Marrocos, que controla e administra grande parte do seu território.

Embora se encontre numa disputa entre a autoproclamada República Saharaui e o governo central de Marrocos, o território do Sahara Ocidental, à luz do direito internacional, tem até hoje a Espanha como administrador, e o território está na lista da Organização das Nações Unidas (ONU) de ainda não descolonizado.

Assuntos Angola   Cooperação   SADC  

Leia também
  • 24/03/2019 22:17:59

    Ex-presidente do Fundo Soberano de Angola em liberdade

    Luanda - O ex-presidente do Fundo Soberano de Angola (FSDA), José Filomeno dos Santos, foi posto em liberdade neste domingo, depois de seis meses em prisão preventiva.

  • 24/03/2019 12:37:44

    Bornito de Sousa na África do Sul para cimeira da SADC

    Johanesburgo - (Dos enviados especiais) - O Vice-presidente da República, Bornito de Sousa, desembarcou, ao início da tarde deste domingo (24), no aeroporto Internacional Oliver Tambo, em Johanesburgo (África do Sul) para participar na cimeira extraordinária da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) em solidariedade à República Árabe Saharaui Democrática (RASD).

  • 23/03/2019 19:20:30

    Presidente da República já em Luanda

    Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, chegou ao princípio da noite de hoje, sábado, a Luanda, proveniente do Cuito Cuanavale, província do Cuando Cubango, onde participou com os homólogos do Congo, Namíbia, Zâmbia e RD Congo das actividades comemorativas do 23 de Março, Dia da Libertação da África Austral.