Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

13 Abril de 2019 | 18h55 - Actualizado em 15 Abril de 2019 | 12h21

Angola/Turquia: Empresários anseiam pela dinamização da cooperação

Antália (Do Enviado Especial) - O ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, disse hoje (sábado) que a comunidade de negócios angolano-turca anseia pela dinamização da cooperação comercial existente.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Manuel Augusto, ministro das Relações Exteriores

Foto: Clemente dos Santos

Manuel Angusto falava, à Angop, no final de um encontro que manteve com o seu homólogo turco, Mevlut Çavusoglu, com foco no estreitamento das relações bilaterais.

“Há, já, uma cooperação comercial informal entre homens de negócios dos dois países, há um potencial de cooperação que precisa ser dinamizado e enquadrado, por esta razão me desloquei a Antália, para discutir com o meu homólogo o caminho a seguir", informou.

Na ocasião, os diplomatas dos dois países acordaram a assinatura de vários acordos, para um futuro breve, e passaram em revista acções já em curso.

“Foi um encontro muito proveitoso que terá sequência com reuniões técnicas e esperamos ter, em breve, um encontro ao mais alto nível”, avançou.  

O chefe da diplomacia angolana, que se  deslocou à Turquia a convite de Mevlut Çavusoglu, revelou que o mesmo surge na sequência do encontro realizado em 2018, a margem da Cimeira dos BRICS, em Joanesburgo, entre os chefes de Estado de Angola e da Turquia, onde se decidiu elevar a cooperação, para satisfazer a comunidade de negócios dos dois países.

Os dois governantes analisaram, ainda, a situação na Síria, Médio Oriente e nas comunidades regionais em que Angola está inserida, nomeadamente SADC e África Central.

As repúblicas de Angola e da Turquia estabeleceram relações diplomáticas a 09 de Julho de 1980, que ganharam novo impulso em 2008, ano em que foi assinado, em Ancara, um acordo de cooperação comercial, económica e técnica entre os dois governos.

Os dois países têm, igualmente, assinado um Memorando de Entendimento entre as autoridades aeronáuticas, bem como um processo verbal da primeira sessão da Comissão Conjunta de Comércio, Cooperação Económica e Técnica, e um outro acordo no domínio do ensino superior.

O ministro das Relações Exteriores fez-se acompanhar pelo embaixador de Angola na Turquia , José Patrício, e por altos quadros do seu Ministério. O regresso a Luanda está previsto para domingo (14).

Assuntos Diplomacia  

Leia também
  • 13/04/2019 10:29:24

    Angola-Turquia: Chefes da diplomacia reúnem-se em Antália

    Antália, Turquia (Do enviado especial, Mauro Romeu) - Os ministros das Relações Exteriores de Angola, Manuel Augusto, e dos Negócios Estrangeiros da Turquia, Mevlut Çavusoglu, mantiveram, este sábado, um encontro privado em Antália, considerada a capital turística turca, com foco no estreitamento das relações bilaterais.

  • 12/04/2019 18:23:45

    Manuel Augusto a caminho da Turquia em visita oficial

    Luanda - O ministro da Relações Exteriores, Manuel Augusto, deslocou-se na tarde desta sexta-feira à Ancara, República da Turquia, para uma visita de trabalho de três dias, com vista ao reforço da cooperação bilateral, apurou a Angop no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro.

  • 05/04/2019 09:41:00

    Angola apela a cessar do conflito entre Israel e Palestina

    Luanda - O governo angolano apelou, quinta-feira, ao fim do conflito que opõe ao estado de Israel e da Palestina, evitando-se mais mortes, num conflito que dura séculos.