Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

13 Abril de 2019 | 22h38 - Actualizado em 13 Abril de 2019 | 22h38

CNJ quer maior número de jovens em cargos políticos

Saurimo - O presidente do Conselho Nacional da Juventude (CNJ), João Tingão Mateus, instou, neste sábado, na Lunda Sul, o Executivo angolano no sentido dar uma maior quota para os jovens em cargos políticos e de decisão no aparelho do Estado.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

João Mateus - Presidente do Conselho Nacional da Juventude

Foto: Francisco Miudo

João Mateus Tingão fez este pedido durante o acto central do Dia da Juventude Angolana, a assinalar-se a14 de Abril, realçando que Angola tem hoje, jovens mais qualificados em relação aos últimos 16 anos, que devem ser bem aproveitados para os desafios que o país tem por vencer. É o caso da diversificação da economia e das transformações sociopolíticas.

Considera que o país deve continuar a depositar grandes esperanças nos jovens, para que as transformações no tecido socioeconómico e político, sejam mais profundas.

O presidente do CNJ defendeu a necessidade de se reforçar a promoção de um amplo movimento de diálogo com os jovens, a todos os níveis, envolvendo todos os actores da política nacional, para uma discussão mais concreta dos problemas que afligem a juventude, com realce para o desemprego.

Por outro lado, disse que as autarquias deverão ser uma oportunidade inequívoca para a afirmação dos jovens na política, através de candidaturas individuais.

Para tal, apelou aos jovens a estudarem o pacote legislativo autárquico, para estarem melhor preparados para este desafio político, que exige desta franja uma nova atitude e forma de fazer política, tendo em conta as transformações sociais que o país vem sofrendo.

Disse ser imprescindível que neste mandato, a Assembleia Nacional aprove a lei do voluntariado juvenil, lei e politica nacional da juventude e o estatuto do dirigente associativo juvenil, por se constituírem ferramentas importantes para uma ampla participação dos jovens no processo de desenvolvimento sustentável do país.

O acto ficou igualmente marcado com a implementação na Lunda Sul, do projecto "Juventude Informada, Responsável e Organizada" (JIRO), que visa munir os adolescentes e jovens com informações e habilidades que lhes permite optar por atitudes correctas perante a sexualidade.

O projecto, segundo a ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula Sacramento, visa igualmente afastar os jovens dos perigos das drogas e do consumo desregrado e bebidas alcoólicas e outras práticas que condicionam o desenvolvimento intelectual e socioeconómico desta franja.

Leia também
  • 10/04/2019 18:27:53

    Responsável do Minint desencoraja a corrupção nos efetivos do SME

    Saurimo - O delegado provincial do Interior em exercício na Lunda Sul, Joaquim Manuel, apelou hoje, quarta-feira, em Saurimo, aos efectivos do Serviço de Migração Estrangeiro (SME) para que se evitem a realização de actos de corrupção e práticas que violem as normas vigentes na corporação.

  • 05/04/2019 18:30:58

    Burkina Faso faz levantamento de cidadãos ilegais em Angola

    Saurimo - O Cônsul-geral do Burkina Faso em Angola, Issah Tago, iniciou, nesta quarta-feira, o levantamento real de cidadãos da sua república que residem ilegalmente na região leste, a fim de legalizá-los, em cooperação com os Serviços de Migração e Estrangeiros (SME) e outros órgãos afins.

  • 04/04/2019 20:08:17

    Manifestações políticas marcam festividades do Dia da Paz

    Huambo - Manifestações políticas e sociais, bem como a inauguração de empreendimentos públicos marcaram a celebração do 17º aniversário da paz em algumas províncias do país.