Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

12 Abril de 2019 | 17h30 - Actualizado em 12 Abril de 2019 | 17h30

JURA defende nova data para dedicar a juventude angolana

Cuito - O secretário da Juventude Unida Revolucionaria de Angola (JURA) no Bié, Osvaldo Jamba, defende um maior diálogo no sentido de se encontrar consenso para a definição de uma data que possa ser celebrada como dia da juventude angolana, referindo que a actual exalta apenas os feitos do patrono da JMPLA, José Mendes de Carvalho "Hoji Ya Henda".

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Falando esta sexta-feira, em conferência de imprensa, sobre o 14 de Abril (Dia da Juventude Angolana), o político argumenta que caso se consiga alcançar este entendimento, a mesma servirá para unir toda a juventude angolana, sem excepção, e "fora das cores partidárias".

Por isso, "a JURA reprova e não participa em eventos que visam saudar a data. O 14 de Abril é especificamente o aniversário da JMPLA e não da juventude angolana”, acrescenta.

Avança ainda como proposta para se comemorar a data o dia 6 de Fevereiro, em homenagem a morte do rei Mandume Ya Ndemufayo, nascido em 1894, falecido em 1917, o último rei dos Cuanhamas, um povo pertencente ao grupo etnolinguístico dos Ovambo (ou ambó) do Sul de Angola e Norte da Namíbia.

Entretanto, José Mendes de Carvalho (Hoje-ya-Henda), guerrilheiro do MPLA foi morto em combate aos 27 anos de idade, na localidade de Caripande, província angolana do Moxico, a Leste do país.

Assuntos Juventude   Província » Bié  

Leia também
  • 11/04/2019 17:33:14

    Governador do Bié exige mais na gestão municipal

    Cuito - O governador do Bié, Pereira Alfredo, exigiu aos novos administradores municipais maior responsabilidade na gestão dos fundos públicos, a fim de impulsionar o crescimento socio-económico da região.

  • 04/04/2019 20:08:17

    Manifestações políticas marcam festividades do Dia da Paz

    Huambo - Manifestações políticas e sociais, bem como a inauguração de empreendimentos públicos marcaram a celebração do 17º aniversário da paz em algumas províncias do país.

  • 19/03/2019 00:12:17

    Ex-director da Educação condenado a seis anos com pena suspensa

    Cuito - O tribunal provincial do Bié condenou segunda-feira o ex-director do gabinete provincial da Educação, Basílio Caetano, a seis anos e quatro meses de prisão, com a pena suspensa, por crimes de corrupção passiva e cobrança ilegal de emolumentos no concurso público do sector em 2018.