Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

24 Abril de 2019 | 20h14 - Actualizado em 24 Abril de 2019 | 20h14

Crimes por deserção são os que mais preocupam Procuradoria Militar

Moçâmedes - O Procurador Militar no Namibe, Ruben Lucas, afirmou terça-feira, nesta cidade, que os crimes por deserção são os principais delitos cometidos pelos militares e efectivos da Polícia Nacional, com maior incidência a nível da província.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Em declarações à Angop, a margem da palestra sobre o “ Papel da Procuradoria Militar na Consolidação do Estado de Direito”, nesta última terça-feira, o magistrado disse que a instituição tem vindo a promover pesquisas para se apurar as causas desses crimes, que de certo modo reflectem-se negativamente na sociedade.

“A maior parte do efectivo são chefes de famílias e quando estes são privados de salários e outros elementos resultantes do seu eventual afastamento da corporação, provocam a desintegração familiar”, sublinhou.

Acrescentou que o fenómeno preocupa a instituição, razão pela qual têm vindo a sensibilizar os efectivos para que tais actos não ocorram, porque desestruturaram completamente as famílias.

Por outro lado, assegurou que o leque de acções de sensibilização por via de palestras e encontros de esclarecimentos sobre a legislação a nível das unidades têm influenciado positivamente na ausência de alguns crimes militares e paramilitares.

Apontou ainda como medidas para combater este fenómeno que vem desestruturando milhares de famílias, a realização de campanhas de sensibilização e divulgação sobre os direitos da criança, a paternidade responsável e o cumprimento das mesadas por parte daqueles pais que respondem em tribunal.

“Este trabalho tem sido feito em parceria com a direcção provincial da família, que tem ajudado os efectivos e militares a pautarem por uma conduta sã perante as suas famílias e assim caminharmos para uma sociedade harmoniosa e unida”, acrescentou o procurador.

“Daqui em diante vamos intensificar o programa de divulgação da legislação, por via de palestras e encontros de sensibilização, para esclarecer as dúvidas da população sobre o papel da procuradoria militar e não só”, disse.

No quadro, da semana da legalidade, que decorre de 30 de Março a 27 de Abril, a Procuradoria-geral da Republica no Namibe leva a cabo ciclo de palestras, encontros e mesa redonda junto dos órgãos de comunicação social locais, para se esclarecer o papel daquela instituição no seio da população, efectivos militares e Polícia Nacional.

.

Assuntos Província » Namibe  

Leia também
  • 18/04/2019 20:35:55

    SME assinala 43 anos de existência

    Luanda - Sob o lema "SME - 43 anos, rumo a excelência no controlo migratório", o Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) celebra sexta-feira (19) mais um ano de existência.

  • 16/04/2019 19:29:50

    MPLA continua firme e coeso no Namibe - Boavida Neto

    Tombwa - O secretário-geral do MPLA, Álvaro da Boavida Neto, afirmou hoje (terça-feira), no município do Tombwa, província do Namibe, que o partido continua firme, coeso e comprometido com o bem-estar dos angolanos.

  • 16/04/2019 17:03:46

    Namibe: Boavida Neto incentiva jovens ao patriotismo

    Moçâmedes- O Secretário Geral do MPLA, Álvaro de Boavida Neto, defendeu, hoje, no município do Tombwa, província do Namibe, a necessidade da juventude angolana cultivar o patriotismo e o espírito de solidariedade, com vista a preservação da paz conquistada com muito sacrifício pelos angolanos.