Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

25 Abril de 2019 | 20h23 - Actualizado em 25 Abril de 2019 | 20h19

PR felicita Portugal pelo Dia dos Cravos

Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, endereçou, nesta quinta-feira (25), uma mensagem de felicitações ao homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa, por ocasião 45º aniversário do Dia da Revolução dos Cravos.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Presidente da República, João Lourenço

Foto: Cedida pela fonte

A chamada Revolução de 25 de Abril, também conhecida como Revolução dos Cravos, teve lugar em Portugal, no ano de 1974, e resultou do movimento político e social que depôs o regime ditatorial do Estado Novo, vigente desde 1933.

Iniciou um processo que terminou com a implantação de um regime democrático e com a entrada em vigor da nova Constituição (25 de Abril de 1976), marcada por forte orientação socialista.

Esta acção foi liderada por um movimento militar, o Movimento das Forças Armadas (MFA), composto na sua maior parte por capitães que tinham participado na Guerra Colonial e que tiveram o apoio de oficiais milicianos.

A propósito da efeméride, o estadista angolano refere, em nota endereçada à ANGOP, que este acontecimento marcou Portugal profundamente, e contribuiu de maneira significativa para as mudanças que se operaram na sociedade portuguesa.

Segundo João Lourenço, o mesmo abriu Portugal à democracia e ao desenvolvimento, pela acção valente de um conjunto de homens e mulheres que se bateram, naquele território e nas ex-colónias portuguesas, contra a ditadura vigente na época.

O Presidente João Lourenço realçou, uma vez mais, a importância do incremento crescente das relações entre os dois países, que vão “seguramente contribuir para aceleração do progresso e do desenvolvimento em Angola e Portugal”.

Leia também
  • 25/04/2019 22:25:18

    PR determina abertura de novo concurso nas Telecomunicações

    Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, estabeleceu, esta quinta-feira, em Despacho, as regras e os procedimentos para a abertura de um novo concurso para se encontrar o quarto Operador Global no sector das Telecomunicações no país.

  • 22/04/2019 21:52:09

    PR endereça condolências ao povo do Sri Lanka

    Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, endereçou ao homólogo do Sri Lanka, Maithripala Sirisena, uma mensagem de condolências, a propósito dos atentados ocorridos domingo (21), na capital daquele país, Colombo.

  • 18/04/2019 16:38:26

    Angola e Coreia do Sul preparam acordo sobre protecção de investimento

    Luanda - Um acordo sobre promoção e protecção recíproca de investimento entre o Estado angolano e sul-coreano está na forja, numa iniciativa que poderá impulsionar o volume de negócios entre os dois países para cima dos actuais 200 milhões de dólares norte-americanos.