Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

03 Maio de 2019 | 10h11 - Actualizado em 03 Maio de 2019 | 14h00

Presidente da República a caminho do Namibe

Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, deixou na manhã desta sexta-feira Luanda, com destino à província do Namibe, onde se vai inteirar do andamento de distintos projectos, seguindo depois para o Cunene, região bastante afectada pela problemática da seca.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

PR a Caminho da província do Namibe

Foto: Clemente

Na Base Aérea de Luanda, o Chefe de Estado, acompanhado pela primeira-dama, Ana Dias Lourenço, recebeu cumprimentos de despedida do ministro de Estado e Chefe da Casa Civil, Frederico Cardoso, do governador de Luanda, Luther Rescova, auxiliares do Poder Executivo e altos funcionários do seu gabinete.

No Namibe, o Chefe de Estado vai, entre outras actividades, visitar o hospital provincial Ngola Kimbanda, recentemente reabilitado e apetrechado.

No final do dia (sexta-feira), já na cidade de Ondjiva (Cunene), o Presidente João Lourenço tomará contacto com diversas matérias ligadas à problemática da seca na província, nomeadamente os projectos de construção de barragens, canais e condutas de água.

Sábado, último dia da visita de trabalho, o Chefe de Estado desloca-se ao município de Ombadja, para constatar os problemas derivados da escassez de água e seca persistente na região.

Desde Outubro de 2018, o Cunene regista uma acentuada crise de água e pasto, com 79,1 por cento da população total (estimada em um milhão e 157 mil e 491 habitantes) comprometida.

Os últimos dados do Governo Provincial apontam para a existência de 299 mil e 623 pessoas a sofrerem de fome e sede só na localidade de Cahama (a mais visada).

Segundo a mais recente actualização, já morreram 19 mil e 539 animais (caprinos e bovinos), entre Outubro de 2018 à presente data (uma média de dois mil e 442/mês).

Com uma extensão territorial de 75 mil, 955 e 61 metros quadrados, a província do Cunene localiza-se no sul de Angola, e comporta seis municípios, vinte comunas, 51 bairros urbanos e 765 aldeias rurais e conta com um milhão, 157 mil e 491 habitantes.

Leia também
  • 03/05/2019 13:42:34

    Novas tecnologias permitem atendimento eficaz no Hospital Ngola Kimbanda

    Moçâmedes - Um atendimento mais humanizado e eficaz, com o uso de novas tecnologias, está ao dispor dos munícipes de Moçâmedes desde quinta-feira (02), no Hospital Ngola Kimbanda que conta, entre outros serviços, com uma unidade de diagnóstico de Tomografia Axial Computorizada (TAC).

  • 03/05/2019 12:12:37

    PR convidado para Conferência de Tokyo sobre Desenvolvimento Africano

    Luanda - O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, foi convidado oficialmente pelo primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, a participar na 7ª edição da Conferência Internacional de Tokyo para o Desenvolvimento Africano, a decorrer no Japão, em Agosto do corrente ano.

  • 02/05/2019 22:46:46

    PR avalia "crise" de água e pasto no Cunene

    Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, desloca-se sábado (04) à localidade de Ombala Yo Mungo, município de Ombadja, Cunene, assolada pela seca que já afectou, em toda província, pelo menos 857 mil e 443 pessoas, de um total de 171 mil e 488 famílias.