Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

08 Maio de 2019 | 18h19 - Actualizado em 08 Maio de 2019 | 18h19

Catumbela acolhe exercícios militares da CPLP

Luanda - O município benguelense da Catumbela, em Angola, vai acolher este ano os exercícios militares da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), denominados “Felino”, anunciou esta quarta-feira, o chefe de Estado-maior general das Forças Armadas Angolanas (FAA).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Egídio de Sousa e Santos discursava numa reunião com as chefias dos diferentes ramos e serviços das forças armadas, bem como altas patentes militares, num encontro que visou preparar a 18ª edição dos exercícios da comunidade.

Disse que os exercícios têm como objectivo a preparação de um estado-maior e uma força-tarefa conjunta capaz de participar em missões de apoio à paz e de ajuda humanitária.

Explicou que o tema dos exercícios “Felino” do ciclo 2018/2019 é “operação de apoio à paz e de ajuda humanitária”, que no terreno será desenvolvida por uma força constituída por subunidades representativas de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

O general do Exército considerou importante a preparação contínua das forças armadas em operações para dar respostas a eventuais situações de crise, catástrofes e calamidade naturais.

Declarou que o facto de Angola acolher o exercício reforça a confiança granjeada pelo país no seio da comunidade, no cumprimento de missões internacionais.

Egídio de Sousa e Santos enalteceu a participação angolana em missões anteriores como a de prevenção para a paz no Reino do Lesotho, em Moçambique em socorro às vítimas do ciclone “Idai” e de acolhimento de refugiados de países vizinhos, como os da RDC.

A Angop apurou tratar-se da primeira reunião preparatória dos exercícios Felino deste ano, que visou mobilizar meios para a sua realização exitosa. Falta ainda determinar os efectivos a participar na operação.

A última edição (17ª) do Exercício Felino foi realizada de 18 e 29 de Setembro de 2017, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende, no Estado brasileiro do Rio de Janeiro.

Assuntos Angola   Cooperação   Forças Armadas  

Leia também
  • 09/05/2019 08:35:27

    Pastor da IESA detido por posse ilegal de diamantes

    Cuito - Um pastor da Igreja Evangélica Sinodal de Angola (IESA) foi detido pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), no município da Nhârea, província do Bié, na posse de supostas 543 pedras de diamantes e de 400 dólares norte-americanos.

  • 09/05/2019 07:14:23

    Síntese das principais notícias das últimas 24 horas

    Luanda - A Agência Angola Press, Angop EP, incluiu na sua emissão das últimas 24 horas, entre outros, os seguintes assuntos:

  • 08/05/2019 20:46:44

    PR exonera administração da Sonangol

    Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, exonerou nesta quarta-feira o Conselho de Administração da Sonangol-EP, liderado por Carlos Saturnino.

  • 08/05/2019 18:31:23

    Imposição de sanções aos magistrados judiciais divide legisladores

    Luanda - A imposição de sanções aos magistrados judiciais em relação ao cumprimento de prazos dividiu esta quarta-feira as opiniões dos deputados durante o debate, na especialidade, da Proposta do Código de Processo Penal, que contempla 604 artigos.