Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

17 Maio de 2019 | 07h55 - Actualizado em 17 Maio de 2019 | 07h55

Afrobarómetro reconhece maior liberdade de expressão em Angola

Luanda - A organização não-governamental ''Afrobarómetro'' considera que Angola já cumpre os seus critérios depois da chegada de João Lourenço à Presidência da República, facto que permitiu uma ''abertura política'' e ''maior liberdade de expressão''.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Angola tem maior liberdade de expressão

Foto: Júlio Vilinga

O ''Afrobarómetro'', uma organização não-governamental que realiza, desde 1999, estudos de opinião sobre democracia e boa governação em África, vai passar a incluir nas suas pesquisas dados sobre Angola, segundo noticia o jornal português ''Público''.

Fundada no Gana e que conta, actualmente, com respostas estatisticamente validadas de mais de 35 países do continente, considera, segundo a fonte, que a abertura na política angolana, com a chegada de João Lourenço à Presidência, já permite recolher dados credíveis.

Até agora, Angola e a Guiné-Bissau eram os únicos dos cinco países africanos de língua portuguesa que não figuravam no maior consórcio de estudos de opinião pública do continente africano. Os outros três, nomeadamente Cabo Verde, Moçambique e S. Tomé e Príncipe, são têm sido objecto de análise.

“Desta vez, o Afrobarómetro considerou que Angola já cumpria os critérios para ser parceiro, tendo em conta a abertura política que se regista, o que favorece maior liberdade de expressão aos cidadãos”, lê-se no comunicado da empresa que vai passar a recolher os dados em Angola, a “Ovilongwa Consulting”.

Os primeiros trabalhos de campo em Angola vão realizar-se ainda este ano em todas as províncias do país, com entrevistas presenciais em língua portuguesa e em línguas nacionais.

Assuntos Angola   Política  

Leia também
  • 17/05/2019 00:37:55

    Síntese das principais notícias das últimas 24 horas

    Luanda - A Agência Angola Press incluiu na sua emissão das últimas 24 horas, entre outros, os seguintes assuntos:

  • 17/05/2019 00:14:59

    PR exonera 61 Oficiais Comissários na Polícia

    Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, exonerou, nesta quinta-feira, 61 Oficiais Comissários da Polícia Nacional, e nomeou 26 outros para a mesma categoria.

  • 16/05/2019 23:49:23

    PR mexe nas chefias militares das FAA

    Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, enquanto Comandante-Em-Chefe das Forças Armadas Angolanas, exonerou, nesta quinta-feira, 88 oficiais generais das Forças Armadas Angolanas (FAA), indica uma nota da Casa Civil, chegada à ANGOP.